top of page

Listas de supressão no Marketing Cloud

Olá Trailblazer!


No artigo de hoje, abordaremos um dos temas mais solicitados por vocês: as Listas de Supressão no Marketing Cloud! É fundamental compreender sua finalidade para o planejamento diário de campanhas. Neste artigo, ensinaremos desde os conceitos básicos por trás de uma supressão eficaz até a criação e importação de contatos nela. Concluiremos este artigo apresentando também uma excelente maneira de excluir automaticamente os clientes no momento do envio, por meio das Listas de Supressão Automáticas!


Listas de Supressão

Uma lista de supressão é uma lista de assinantes que você não deseja que recebam suas comunicações. As listas de supressão filtram as chaves do assinante e evitam que essas chaves recebam suas mensagens. As listas de supressão servem como uma lista de “não contato” para envios de e-mail.


As listas de supressão podem ser usadas para filtrar estes tipos de clientes:

  • Clientes com histórico de reclamações de spam

  • Clientes com assinatura canceladas de listas de provedores ou anunciantes anteriores

  • Clientes de seus concorrentes

  • Clientes cancelados

  • Blacklists e Listas fraudulentas

  • Potenciais devedores

  • Clientes com e-mails inválidos

As listas de supressão ajudam você a gerenciar as ações de cancelamento ou exclusão de seus assinantes. Uma única lista de supressão pública afeta a central de assinaturas. Por isso, garanta que você tenha listas de publicação associadas a diferentes tipos de campanhas na sua conta.


Use listas de supressão para:

  • Certificar-se de que suas mensagens sejam enviadas apenas para os assinantes que desejam vê-las.

  • Demonstrar sua conformidade com as leis e regulamentos anti-spam.

  • Controlar quem recebe comunicações específicas da sua empresa.



Criando Listas de Supressão

A criação de uma lista de supressão é extremamente fácil. Siga os passos abaixo para criar uma lista nova:

  1. Acesse o Email Studio

  2. Acesse a sessão de Assinantes

  3. Selecione a segunda opção = Listas

  4. Selecione a pasta de Listas de Supressão

  5. Clique em Criar

  6. Escolha um nome e uma descrição para sua lista

  7. Diga se ela será pública ou não, ou seja, se ela poderá ser compartilhada e vista por outras unidades de negócio da sua conta

  8. Clique em Salvar

Após salvar sua lista, você verá que ela será criada e inicialmente conterá 0 registros. É necessário realizar a importação de dados em sua lista, seja ela manual ou automatizada. Nesse artigo explicaremos os dois meios! 😉

ree


Importanto Manualmente registros em sua Lista de Supressão

  • Para importar registros em uma lista de supressão manualmente, é necessário selecionar a caixa de seleção ao lado do nome da lista e clicar em Importar.

  • Você deverá concordar com a certificação de listagem de opt-in antes de prosseguir com a importação.

  • Assim como o processo de importação manual de um arquivo em uma extensão de dados, é necessário selecionar o caminho ou o arquivo salvo no computador, o formato de dados, opções de atualização e o formato de data

  • Existem 4 campos por padrão na lista de supressão: Email, Chave de Assinante, Situação e Razão pela supressão. Apenas os campos de Email e Chave de Assinante obrigatoriamente devem ser mapeados.

  • Ao concluir sua importação, você pode incluir um endereço de email para receber uma mensagem de conclusão

  • Ao finalizar esse processo, os contatos serão importados e você poderá ver a quantidade de sucessos, falhas e atualizações na lista de supressão

ree
ree

Utilize esse processo de importação quando você tiver um arquivo externo e não precisar repetir esse trabalho constantemente. Caso você precise garantir uma atualização recorrente desta lista de supressão, escolha o processo de importação automatizado que explicaremos a seguir.

Automatizando o processo de importação de registros em sua Lista de Supressão

Todo mundo sabe o quão chato é ficar repetindo o mesmo processo durante vários dias repentidamente. Por conta disso, te ensinaremos a automatizar o processo de importação explicado acima.

Utilizaremos esse mesmo esquema de automação para desenvolver as nossas listas de supressão automáticas, que ensinaremos após essa sessão.


Para automatizar o processo de importação de dados em uma lista de supressão, primeiro devemos entender exatamente de onde recuperaremos as informações de clientes que serão incluídos na lista de supressão. A automação deste processo de importação funciona muito bem quando os dados de cliente são recuperados via SQL query ou FTP. Apresentaremos dois casos a seguir, utilizando ambas origens de dados;


Caso 1 - Automatizando a importação utilizando SQL Query

Imagine que a sua empresa esteja começando a enfrentar um aumento significativo nos retornos (Bounces) em suas comunicações, levando a uma queda na taxa de entregabilidade, que atingiu um nível crítico de 80% na última semana. Foi atribuída a responsabilidade de garantir que todos os e-mails inválidos e que foram retornados sejam filtrados em todas as comunicações a partir de agora.

Conseguimos automatizar esse processo criando uma lista de supressão especificamente para Bounces e utilizando ela em todos os envios. Podemos desenvolver esse processo a partir destes passos:

  1. Criar uma nova lista de supressão para Bounce (da mesma maneira que foi explicado acima)

  2. Criar uma extensão de dados que receberá os dados puxados contendo apenas os campos necessários solicitados pela lista de supressão

  3. Criar uma automação para incluir os registros na lista de supressão criada

    1. Criar uma Query de SQL para filtrar os campos necessário da Data View Bounce

    2. Criar uma atividade de extração de dados para exportar os dados da DE para o FTP

    3. Criar uma atividade de transferência de arquivo para mover a base gerada anteriormente do Safehouse para o diretório de importação do FTP

    4. Criar uma atividade de importação para incluir os registros gerado nessa base a lista de supressão

  4. Utilizar essa lista gerada como filtro de bounces em todas as comunicações


Nessa automação, não se esqueça de filtrar o tipo de bounce que você quer excluir no momento de envio de comunicações e incluir as devidas strings de personalização de data no nome do arquivo gerado pelas atividades de Extrair dados e Tranferência de arquivos (Ex: Bounce_%%Year%%%%Month%%%%Date%%.csv).


Caso 2 - Automatizando a importação utilizando FTP

Imagine que semanalmente, a equipe de compliance inclua no FTP uma lista atualizada de clientes em formato .csv que devem ser adicionados à lista de Devedores, resultando na interrupção das comunicações de marketing da marca para esses clientes, sendo permitidas apenas as comunicações relacionadas a lembretes de pagamento e renegociação.

Assim como no Caso 1, podemos criar uma automação para importar os dados presentes na lista incluída no FTP diretamente no SFMC. Para desenvolver essa automação, podemos seguir os mesmos passos feitos no Caso 1, excluindo os passos a, b e c.



Como utilizar listas de supressão em suas comunicações

A utilização das listas de supressão é muito simples, seja em envios de email ou SMS. Caso você esteja realizando um envio manual, ou seja, via Email Studio/ MobileConnect, no momento de selecionar o público que vai receber a comunicação, apenas precisaremos arrastar a lista de supressão criada para a sessão de "Excluído e Suprimido", não esqueça de selecionar "Listas de Supressão" no menu de estrutura de dados!

ree

Como vocês podem ter percebido, independentemente de escolhermos incluir os registros na lista de supressão de forma manual ou automática, no final, a utilização dessa lista será sempre manual. A não ser se desenvolvermos uma lista de supressão automática, que abordaremos a seguir, ou adicionarmos scripts de exclusão no momento de envio, mas isso é um papo pra outro artigo! 😌


Lista de Supressão Automática

As listas de supressão automáticas compartilham conceitos parecidos das listas de supressão padrão, sendo as únicas diferenças entre ambas no momento de utilização e no tempo de armazenamento dos registros nelas contidos:

  • Por ser uma lista de supressão automática, ela filtra automaticamente os registros de todas as comunicações enviadas por determinados perfis de remetentes, ao contrário das listas de supressão normais, onde é possível escolher quais públicos filtrar ou não na comunicação. Isso nos faz ponderar cuidadosamente antes de incluir um determinado registro nesta lista.

  • Outro ponto que diferencia a lista automática da padrão é a possibilidade de escolher um tempo determinado para que os clientes permaneçam armazenados nela. Isso oferece aos clientes a opção de interromper o recebimento das comunicações da marca por um período, em vez de revogar permanentemente seu consentimento para receber tais comunicações.


Criando Listas de Supressão Automáticas

Assim como nas listas de supressão normais, a criação de uma lista de supressão automática é extremamente fácil. Siga os passos abaixo para criar uma lista nova:

  • Acesse o Email Studio

  • Acesse a aba de Administração

  • Abra a sessão de Gerenciamento de Envio

  • Acesse a opção "Configuração de Autoeliminação"

  • Escreva um Nome e Descrição, a Chave Externa será preenchida automaticamente

  • Crie os seus atributos, você pode criar atributos assim como em extensões de dados

  • Você pode escolher individualmente os perfis de remetente que os registros presentes nessa lista serão filtrados no momento do envio, ou escolher um tipo de classificação de envio para atribuir essa lista, a partir da CAN-SPAM, seja o perfil Comercial ou Transacional

No exemplo abaixo, criamos uma Lista de Supressão Automática contendo todos os clientes que optaram por se desinscrever de nossas comunicações. Essa é uma ótima maneira de garantir que esses clientes não receberão mais comunicações comerciais da marca.

ree

Para importar registros na lista de supressão automática, é necessário implementar uma automação, da mesma forma que ao automatizar a importação de registros em uma lista de supressão manual, seja por meio de SQL ou simplesmente utilizando a solução de FTP.


Conclusão

A eficácia das Listas de Supressão é crucial para a gestão estratégica de comunicações. Seja manual ou automaticamente, sua implementação é descomplicada e oferece um controle refinado sobre o público-alvo, garantindo conformidade legal e melhorando a entrega das mensagens!


 
 
 

Comments


© 2023, BrazucaForce - Todos os direitos reservados

Políticas de Privacidade

bottom of page