top of page

Notas de atualização e novos lançamentos do Marketing Cloud (Verão '23)

Nota de Atualização de Verão de 2023 do Marketing Cloud! Mas antes de nos aprofundarmos em todos os tópicos mais quentes dessa atualização, é muito importante que você saiba o que são as Release Notes e quando elas ocorrem.


Como apresentado no nosso post de apresentação do Marketing Cloud, a Salesforce sempre se preocupa em ter os seus produtos atualizados, seja incluindo novos serviços, ajustando bugs ou criando processos que ajudarão o dia-a-dia dos profissionais que utilizam suas nuvens. Muitas atualizações que são incluídas no sistema, principalmente em ferramentas que já existem, acabam sendo elaboradas pela própria comunidade no portal IdeaExchange!


Por padrão, a Salesforce possui 3 datas ao ano onde essas grandes atualizações em seus sistemas são feitas: Verão, Inverno e Primavera. As datas das atualizações seguem o calendário de estações do hemisfério norte (por isso estamos falando do lançamento de verão em pleno outono / inverno no Brasil 😅).


Caso você queira ler sobre as atualizações passadas, é só acessar o portal oficial de notas de atualização e lançamentos.


Agora que você já sabe exatamente o que são as notas de atualização e qual a sua importância, vamos desmembrar os tópicos mais interessantes da atualização de Verão 2023 do Marketing Cloud!


A atualização de Verão '23 do Marketing Cloud ocorrerá de 3 a 23 de junho de 2023. Alguns recursos serão disponibilizados para sua instância dentro de uma semana após o lançamento. Convidamos você também a participar do webinar de apresentação dos novos lançamentos no dia 22 de junho de 2023 às 11h CDT.


Extensões de Dados (Contact Builder)

Começaremos apresentando as principais atualizações para as Extensões de Dados no Marketing Cloud. Algo que é mais que essencial no seu dia-a-dia!

  • Otimize o uso de armazenamento: Visualize seus dados de uso de marketing baixando seus detalhes de armazenamento de extensão de dados como um arquivo CSV. Otimize seu uso de armazenamento, melhore o desempenho e garanta a conformidade removendo dados desnecessários e atualizando políticas de retenção. Essa atualização esta disponível para Administradores com acesso a todas as unidades de negócio. Para ativa-la, navegue até a parte de Configuração e procure por "Baixar dados de armazenamento"

Automações e Jornadas (Engagement)

Muitas coisas interessantes foram lançadas nessa release para os módulos de automações e jornadas!

  • Visualização de saúde de automações: Com essa nova ferramenta, você consegue analisar taxas de sucesso e identificar automações com altas quantidades de erros. Para acessar esse relatório, é só ir para a aba de Configuração e procurar por "Baixar histórico de automações"

  • Receba alertas críticos de automações com o Serviço de Notificação de Eventos (ENS): Mantenha o sistema funcionando sem problemas incluindo seu e-mail as notificações de automação iniciada, concluída, parada, eventos errados e ignorados. Dessa maneira, você consegue evitar rapidamente que um erro se repita em uma mesma automação. Para ativar essa nova funcionalidade, é só ir para a aba de Notificações de Eventos no menu de Configuração

  • Melhora no processo de importação de dados: Os processos de união e transferência de dados com diferentes extensões de dados agora pode ser até 10x mais rápido! Com maior velocidade e desempenho sem janela de tempo limite, você pode mesclar dados de extensões usando a ferramenta de importação no Automation Studio. Basta criar sua definição de importação no Contact Builder em Importações e incluir a atividade em uma Automação.

  • Validação aprimorada de consultas SQL: Melhore o desempenho de suas atividades de consulta SQL validando a sintaxe delas. Antes, validar uma atividade de consulta resultava em sucesso ou falha. Agora, o validador também avisa você de problemas de código selecionados que podem causar desempenho ruim e sugere modos de melhorar seu código.

  • Dados históricos de Jornada via API: Baixe até 30 dias de histórico de uma jornada. Recupere dados granulares a respeito de entradas / saídas, status de atividades, erros, etc. Você consegue baixar esse arquivo .csv para utilizar em reports, monitoramentos ou estratégias. Você consegue acessar esses dados através de API REST.

  • Aprimoramentos de recolhimento do caminho da tela da jornada: Se você é uma pessoa que desenvolve jornadas no Marketing Cloud a um tempo, já deve ter pedido a cabeça com a quantidade de splits de decisão e o tamanho que a jornada fica ao combinar muitos splits. A partir de agora, você pode colapsar e expandir os caminhos de uma jornada. O canvas da jornadas automaticamente ajusta a tela quando você colapsa ou expande determinado split.

  • Janela de envio para atividade de E-mail: Finalmente os refrescos!! 🥤 Agora você pode evitar enviar aquele e-mail que você sabe que vai incomodar seu cliente por estar sendo enviado fora do horário comercial. 😂 Diferente da ferramenta já existente (Limiar por Hora - Hourly Threshold) você consegue escolher exatamente o horário que aquela comunicação precisa ser enviada, porém você pode normalmente escolher entre as duas opções (Horário de envio x Limitar por hora) na hora de programar seu envio. Essa atualização estará presente para todas as contas que possuírem a ferramenta de Envio Limitado (Send Throttling) já ativado.

  • Dashboard Otimizado de Jornada: Melhore a performance do sistema rapidamente a partir dessa ferramenta a partir de otimização eficaz, rápidas ações em causas de impacto e priorização do sistema. O Dashboard em jornadas analisa automaticamente sua conta e renderiza recomendações que você pode aplicar na jornada para melhorar engajamento, identifica quais jornadas e configurações estão impactando negativamente a performance do sistema, retornando recomendações de melhoria e centralizando um centro de comando para melhorar a velocidade de jornadas.

  • Critérios de saída e conquistas melhorados: Monitore quando um atributo de contato for alterado a partir da entrada da jornada de um cliente, comparando os dados de jornada e contato dentro dos critérios de conquista e saída. Com essa nova atualização, também é possível melhorar e simplificar drasticamente a configuração da sua jornada e performance do sistema, atualizando splits de decisão, critérios de saída e conquistas redundantes.

Páginas de aterrissagem (Cloud Pages)

  • Conteúdos de erro customizados: Defina conteúdos personalizado para erros, direcionando graciosamente clientes a ativos alternativos em caso de erro. Ao usar um domínio privado com SSL em CloudPages, agora você pode definir o conteúdo que será exibido quando ocorre um erro ocasional que pode ser causada por: uma página que não esta mais publicada, um link inválido ou um erro de código.

Conteúdos de comunicação (Content Builder)

  • Lixeira: Sim! É isso mesmo que você esta lendo! Você não vai mais precisar se preocupar e surtar toda vez que apagar algum conteúdo, imagem ou bloco por engano! 😅 A partir de agora, todo conteúdo deletado no Content Builder será incluído na Lixeira antes de ser permanentemente deletado do sistema. Os itens na lixeira são automaticamente deletados em 30 dias.


Para essa atualização de Verão '23, nós trouxemos os pontos acima que imaginamos que são os mais quentes e legais a serem compartilhados, porém ainda tem muito mais conteúdo como melhorias em relatórios e dashboards (Intelligence Reports), configurações de segurança, WhatsApp, AMPscript e muito mais! Por isso, convidamos você a ler mais detalhadamente os tópicos não apresentados acima na página oficial e a se inscrever no webinar de apresentação das novas atualizações do sistema.


Gostou do post? Então não deixe de curtir esse post e compartilhar com os seus contatos! Dessa maneira nós saberemos exatamente quais tópicos do blog vocês mais estão gostando e continuaremos a produzir conteúdos desse jeito! 🥰

Comments


© 2023, BrazucaForce - Todos os direitos reservados

Políticas de Privacidade

bottom of page