Parte 2: Melhores práticas de e-mail marketing (Conteúdo para Marketing Cloud E-mail Specialist)
- Juan Juan
- 5 de jun. de 2023
- 10 min de leitura
Neste post, iremos apresentar todas as informações e dicas necessárias para você conseguir desenvolver e-mails no Marketing Cloud de forma eficiente. Abordando também assuntos e tópicos que acabam sempre aparecendo na certificação de E-mail Specialist!
O post de hoje estará segmentado nos seguintes tópicos:
- Melhores práticas e estratégias efetivas de e-mail marketing
- Principais tópicos para a certificação de E-mail Specialist
- Conclusões e recursos adicionais
Tire um tempo do seu dia para ler esse artigo e fique a vontade para postar seu feedback na sessão de comentários no final do post! 😉

Como criar campanhas de e-mail de sucesso no Marketing Cloud
Em um mundo onde o Marketing gira em torno digital-mobile, você pode se perguntar: Um e-mail ainda gera bons resultados com tantos outros canais disponíveis como social, SMS, Push e WhatsApp? A resposta é sim!
Mesmo com o a ascensão de redes sociais e outras plataformas digitais de comunicação, o e-mail ainda é um dos canais mais importantes para se comunicar com seus clientes online (há quem dirá o melhor!).
Muitos motivos ainda sustentam o e-mail como principal canal de comunicação de empresas, alguns deles são:
- Todas as pessoas que tem contato digital com alguma empresa possuem um endereço de e-mail e recebem comunicações e promoções diariamente
- O e-mail é um dos canais de comunicação mais fáceis a serem implementados
- Um bom e-mail consegue gerar muita receita para a empresa
- Conseguimos criar comunicações completamente personalizadas, desde a linha de assunto ao corpo / chamada (Call-to-Action) de um e-mail, criando uma comunicação única para o cliente e consequentemente gerando mais engajamento
Levando os pontos acima em consideração, algumas dúvidas e receios podem surgir no momento de desenvolvimento dos e-mails:
- Como criar uma comunicação efetiva e que gere o engajamento previsto?
- Como chamar a atenção do cliente para minha comunicação, sabendo que muitas outras empresas enviam e-mails diariamente para ele?
A resposta para as dúvidas acima podem ser genérica para alguns, mas são extremamente importantes para você conseguir criar campanhas com eficiência: siga as bas práticas de desenvolvimento e conheça a sua base de cliente!
Quando estamos desenvolvendo uma campanha de e-mail marketing, existem algumas boas práticas que todos devem ter em mente. Abaixo apresentamos as 9 principais para você conseguir desenvolver suas campanhas de sucesso!
1 - Crie um objetivo claro

A primeira coisa a fazer antes de lançar uma campanha de e-mail é decidir qual será o objetivo. O que exatamente você está tentando realizar? Por que o e-mail é a melhor maneira de alcançá-lo? Depois de responder a essas perguntas, você pode criar suas estratégias.
Estabeleça sua lista de e-mails
Um objetivo claro não vale muito se você não sabe para quem está enviando e-mails. Ao criar sua lista de e-mails pela primeira vez, você deve ter permissão para enviar e-mails para seus clientes e assinantes.
Inicialmente, existem muitas maneiras de colocar as pessoas em sua lista. Você pode oferecer um desconto na primeira compra, anunciar sua assinatura de boletim informativo ou oferecer algum produto gratuito. Mas em qualquer cenário, você precisa ter certeza de ter uma chamada para ação (CTA) forte para gerar mais engajamento.
Possíveis perguntas que os seus clientes farão:
- Por que devo fornecer meu endereço de e-mail?
- Qual é o benefício?
- Isso vai ser um monte de spam?
- Frequência de envio: Qual a frequência dos e-mails?
- Terei descontos?
- A empresa vai me enviar ofertas relevantes ou lixo?
Ser capaz de responder a essas perguntas específicas será a chave para conseguir assinantes. Simplesmente pedir o endereço de e-mail de alguém não é suficiente.
2 - Segmente sua audiência

Segmentar sua audiência está no topo da lista de melhores práticas de e-mail. A segmentação é a prática de dividir sua lista de e-mail em grupos mais direcionados. Isso pode ser extremamente útil quando se trata de análise e reflexão pós-campanha. Ficará claro quais grupos se beneficiarão mais com seus e-mails.
Veja a seguir maneiras de segmentar uma grande lista de e-mail pelo tipo de assinatura que as pessoas recebem:
- Somente clientes
- Atualizações do produtos
- Boletim de Notícias / Newsletters
- Atualizações diárias / semanais / mensais da marca
- Apenas e-mails HTML (algumas pessoas preferem emails somente com texto)
Para ter sucesso nos envios de e-mail marketing, você precisa segmentar e personalizar suas campanhas para aqueles que estão na sua lista de e-mail. Certos clientes podem querer se inscrever para receber ofertas, enquanto outros podem querer ler todas as atualizações que você envia, mesmo que seja algumas vezes por semana. Você deve dar opções.
- Personalização na inscrição: dê aos clientes opções para o tipo de e-mail que desejam receber e seja muito claro sobre a frequência com que as receberão. Permita que os usuários especifiquem essas preferências durante a inscrição. Isso ajuda os usuários a entender exatamente com o que estão concordando. Além disso, tem a opção de atualizar suas configurações ou cancelar a inscrição.
- Tentativa de cancelar a inscrição: Se alguém tentar cancelar a inscrição, pode ser porque recebeu muitos e-mails seus. Dê às pessoas a oportunidade de personalizar sua experiência e selecionar o tipo de e-mail que desejam receber.
3 - Crie um título atraente

O título e subtítulo (subject / pre-header) de um e-mail consistem no cartão de convite da sua marca para seus clientes.
Uma pesquisa feita pela OptinMonster concluiu que 47% dos clientes abrem um e-mail baseado no título / subtítulo, e 69% dos clientes reportam um e-mail para a caixa de spam baseado no seu título. Se os clientes não puderem dizer do que se trata o e-mail pela linha de assunto / título, eles podem não abri-lo.
Mantenha sua linha de assunto em 40 caracteres, até um máximo de 50 caracteres. As pessoas querem saber sobre o que é o seu e-mail antes de abri-lo, mas querem obtê-lo em um formato conciso e eficaz. Linhas de assunto são cruciais.
Algumas boas práticas de título são muito importantes de serem levantadas, como:
- Teste suas linhas de assunto: escreva de 3 a 5 linhas de assunto para cada e-mail e escolha o melhor - ou use o teste A/B para escolher os vencedores.
- Mantenha o título breve e sucinto: entre 30 e 50 caracteres. De acordo com um estudo do MailChimp, e-mails com 50 caracteres ou menos têm taxas de abertura de boletim informativo por e-mail 12% mais altas e taxas de cliques 75% mais altas do que outros e-mails.
- Evite gatilhos de spam: não use espaçamentos estranhos, excesso de pontuação ou maiúsculas ou fontes especiais e evite palavras de gatilho de spam como ganhar dinheiro extra, ganhar $, sair da dívida, clique aqui, 100% grátis, isso pode gerar clickbaits e seus e-mails podem ser reportados.
- Personalize sempre que possível: não apenas incluindo o nome, mas informações específicas sobre a localização, a compra, os interesses e muito mais.
- Use o texto do pré-cabeçalho: é como o subtítulo da sua linha de assunto, onde você pode adicionar mais detalhes para aumentar o apelo do e-mail.
Entraremos mais a fundo em exemplos e mais boas práticas de título e pré-cabeçalho no post de Criação de Conteúdos de E-mail e Envios!
4 - Preste atenção aos horários

Os e-mails de boas-vindas devem chegar rapidamente após a inscrição. Depois disso, é óbvio que você deseja garantir que a frequência de envio não se torne desagradável. O tempo é fundamental.
Evite enviar seu e-mail no meio da noite. Você também deve ter cuidado com os fusos horários. Estudos descobriram que os horários de envio das 10h00 às 11h00 resultam em boas taxas de abertura, bem como das 18h00 às 20h00.
Certifique-se também de monitorar a frequência de envio. Você não quer bombardear as pessoas com e-mails!
5. Foque em design e compatibilidade

As campanhas de marketing por e-mail devem sempre incluir usuários que utilizam dispositivos móveis em consideração. O design responsivo e o design em geral são tópicos extremamente importante a serem levados em consideração e falaremos detalhadamente sobre melhores práticas de design responsivo no post de Criação de Conteúdos de E-mail e Envios!
6. Crie uma chamada à ação clara

Ao criar sua campanha de e-mail, use um botão de call-to-action claro incorporado no e-mail. Dessa forma, as pessoas podem acessar facilmente seu site ou realizar a ação que você deseja. Os clientes nunca devem ter que copiar e colar um link HTML ou pesquisar seu site.
7. Configure o rastreamento e analise os resultados de envio

Estabelecer um rastreamento e análise de resultados adequadamente é fundamental se você planeja medir a eficácia de sua campanha de marketing por e-mail. Certifique-se de medir o tempo gasto em uma página, os engajamentos na página, a taxa de rejeição e as conversões. O Google Analytics é uma ótima ferramenta de rastreamento, mas existem outras que também funcionam.
8. Teste TUDO, sempre que possível!

Depois de lançar sua campanha de e-mail marketing, use os novos dados recebidos para ajudar a criar campanhas mais bem-sucedidas no futuro. Verifique os relatórios padrão e aqueles que você pode personalizar de acordo com suas necessidades para analisar esses números.
- Teste de Aberturas: quantas pessoas abriram seu e-mail? Se essa taxa for baixa, você precisará revisar seu plano para passar pelos filtros de spam das pessoas. Tente ajustar sua linha de assunto.
- Testes de cliques: sua taxa de cliques (CTR) mostra a porcentagem de pessoas que receberam seu e-mail e seguiram com a chamada que você desenvolveu. Essa métrica pode fornecer informações valiosas para reformatar e planejar campanhas futuras.
9. Optimização de marca

Falaremos desse tópico mais detalhadamente no post de Criação de Conteúdos de E-mail e Envios, porém, é muito importante apresentar os conceitos principais para garantir uma ótima entregabilidade e evitar cair em filtros de spams no momento de desenvolvimento de uma campanha de e-mail marketing.
- Tenha um Perfil do Remetente conciso: o Perfil do Remetente (E-mail e Nome da empresa) junto com o título / pré-cabeçalho do e-mail forma o cartão de visita da sua marca. Seu cliente irá engajar muito mais com a sua marca se ele saber exatamente quem esta enviando o e-mail para ele. Um perfil do remetente que não condiz com a empresa que esta enviando o e-mail tem grandes chances de ser reportado.
- Inclua links para os centros de preferência e inscrição da marca: como falamos no tópico 2 desse post, é extremamente importante dar a liberdade do cliente optar por cancelar sua inscrição ou atualizar os seus dados a partir da comunicação de e-mail. O não cumprimento desse requisito pode ir contra leis regulamentais como a CAN-SPAM e a LGPD, que garantem a liberdade do cliente optar ou não de receber comunicações de marcas, bem como escolher como uma empresa opera seus dados.
- Incluir endereço de e-mail físico nas comunicações de e-mail: a regulamentação CAN-SPAM obriga todas as empresas a passar, normalmente no footer de cada e-mail enviado pelo Marketing Cloud, as seguintes informações: Endereço de e-mail físico da companhia, links para o centro de preferência e centro de inscrição da companhia.
Principais tópicos para a certificação de E-mail Specialist
As perguntas da prova de E-mail Specialist para o tópico de melhores práticas de e-mail marketing abordam os seguintes tópicos apresentados nesse post, podendo ser perguntas diretas ou a partir de casos de uso de empresas fictícias:
Avaliar estrategicamente e tecnicamente emails marketing para desenvolver emails e jornadas de email/automações efetivas.
Diferenciar elementos de um email que podem impactar a entregabilidade dos emails.
Demonstrar apropriadamente e efetivamente técnicas de retenção e aquisição de assinantes.
É muito importante que você compreenda exatamente o que estão pedindo no enunciado da questão, pois algumas vezes você pode se deparar com pegadinhas. Porém, como a prova de E-mail Specialist é uma prova básica de Marketing Cloud, sempre opte pelas respostas mais óbvias! Pensar demais pode te fazer errar uma questão que você sabe a resposta!
O tópico de melhores práticas de e-mail marketing possui peso de 10% da prova de certificação de E-mail Specialist, então você irá encontrar aproximadamente de 6 a 8 questões sobre esse tópico.
Abaixo apresentamos alguns exemplos de perguntas que você pode encontrar na prova de E-mail Specialist!
1 - A Northern Trail Outfitters (NTO) envia e-mails há cerca de 10 anos. Um novo gerente de marketing notou que a capacidade de entrega da NTO diminuiu continuamente no último ano. A NTO deseja aumentar sua base de assinantes existente e aumentar seu ROI em marketing por e-mail, melhorando o envolvimento com seus assinantes.
Quais são as três estratégias que ajudarão a melhorar a capacidade de entrega de e-mail da NTO? (Escolha três.)
A. Comprar listas de empresas que garantem que os usuários optaram por participar.
B. Autenticar o envio de e-mail para diferenciá-lo dos spammers.
C. Limpar endereços de e-mail antigos ou inativos.
D. Certifique-se de que a taxa de reclamação de spam esteja entre 1% e 3%.
E. Incentive os assinantes a adicionar o domínio de envio da empresa aos seus catálogos de endereços.
Resposta certa: B, C, E
2 - A Northern Trail Outfitters (NTO) quer garantir que seus e-mails atendam às expectativas dos assinantes e atraiam o engajamento.
Quais são as duas práticas recomendadas que o NTO deve empregar ao enviar e-mail? (Escolha dois.)
A. Use os dados do assinante para preencher dinamicamente o conteúdo do e-mail.
B. Envie vários e-mails por dia para manter a marca em mente.
C. Defina as expectativas de cadência antecipadamente com os assinantes.
D. Envie conteúdo genérico para atrair todos os públicos.
Resposta certa: A, C
3 - A Northern Trail Outfitters (NTO) criou uma nova série de integração para clientes que adquiriram seu rastreador de fitness. Os clientes optaram automaticamente e receberam três e-mails da NTO em um dia. A série de integração inclui recomendações personalizadas, mas carece de uma maneira fácil de desativar ou atualizar as preferências.
Nesse cenário, qual melhor prática foi alcançada?
A. Envio de vários e-mails em um dia
B. Recomendações personalizadas
C. Aceitando clientes automaticamente
D. Impedir que os clientes desistam
Resposta certa: B
4 - A Northern Trail Outfitters (NTO) está lançando um boletim mensal para seus assinantes. O NTO precisa garantir a conformidade com o CAN-SPAM.
De quais duas maneiras eles podem evitar que os e-mails sejam bloqueados ou marcados como spam? (Escolha dois.)
A. Use um Perfil de Remetente claro que seja facilmente reconhecido.
B. Inclua um endereço de correspondência físico da empresa.
C. Use emojis animados nas linhas de assunto para chamar a atenção.
D. Inclua um link "Fale Conosco" no rodapé.
Resposta certa: A, B
Conclusões e recursos adicionais
O tópico de boas práticas de e-mail marketing na prova de Email Specialist possui a menor porcentagem de questões, no entanto, é um assunto completamente obrigatório que todas as pessoas que planejam trabalhar com marketing e campanhas de e-mail tenham em mente e dominem por completo. Por conta disso, deve ser o tópico que irá "salvar" a sua certificação, levando em consideração que você precisa ter um resultado mínimo de 67% de acerto para passar na prova, o tópico de boas práticas, ao acertar por completo, já garante cerca de 8 a 10% de pontuação total, e deve ser o assunto que você acertará as perguntas de olho fechado! 😎
Boas práticas de e-mail marketing não se limita apenas a Salesforce Marketing Cloud, mas a qualquer nuvem ou processo que envolve um relacionamento com o cliente. Os tópicos apresentados nesse post podem e devem ser levados para toda a vida profissional!
Espero que vocês tenham aproveitado esse post! Não deixem de comentar no final do post com seu feedback e melhorias para que possamos ajustar nossos conteúdos para criar os melhores e mais detalhados recursos para vocês! 🤗
Abaixo apresentamos alguns recursos para você lapidar ainda mais seus estudos para a prova de certificação!
Comments