Principais destaques do Dreamforce 2023
- Juan Juan

- 22 de set. de 2023
- 6 min de leitura

Olá Trailblazer!
O artigo de hoje será especial! Hoje traremos para vocês alguns destaques apresentados no Dreamforce 2023 que você não pode deixar passar em branco! São processos, novas ferramentas e incrementos em diferentes produtos da Salesforce que certamente se tornarão realidade na vida de muitos daqui a algum tempo. Mas antes de iniciarmos, precisamos explicar, afinal, o que é esse tal de Dreamforce?
O Dreamforce é um evento anual realizado pela Salesforce em São Francisco, normalmente agendado para setembro ou outubro, no qual eles apresentam novas funcionalidades que irão aprimorar seus diversos produtos e lançamentos da plataforma. A cada ano, o Dreamforce tem um tema específico, e o tema deste ano foi Inteligência Artificial! Portanto, preparem-se, pois a Inteligência Artificial veio para ficar! 😅
Na minha opinião, o que foi apresentado no Dreamforce deste ano foi espetacular! Desde o momento em que a Salesforce abraçou as ferramentas de IA com o Einstein, lá em meados de 2016, eu sabia que a empresa seguiria por esse caminho, e com a explosão do GPT, não foi diferente. Daqui para frente, precisamos mais do que nunca nos adaptar a este mundo e usar essas ferramentas de IA a nosso favor para elevar o relacionamento com nossos clientes a níveis nunca antes vistos, com o menor esforço possível! Neste artigo, mostramos alguns destaques apresentados no Dreamforce que comprovam o que mencionei acima.
Plataforma Einstein 1 Vamos começar com a cereja do bolo! 🍒 A plataforma Einstein 1 é um relançamento da plataforma Salesforce, com o objetivo de criar uma plataforma de IA confiável na qual os usuários possam trabalhar com a máxima confiança, garantida pela empresa.
A principal atração dessa nova ferramenta/plataforma é o Einstein Copilot, que é um painel integrado à interface do usuário que todos nós usamos. A usabilidade do Einstein Copilot é infinita, abrangendo desde o suporte a processos básicos, como a padronização de nomes e a criação de processos de vendas personalizados, até um recurso exclusivo para desenvolvedores. Com ele, é possível, apenas com linhas de comando, como se estivesse conversando com alguém, gerar exatamente o que você precisa tecnicamente na ferramenta, sem a necessidade de ações externas! Sensacional, não é mesmo?
Estúdio Copilot
Outro anúncio incrível feito no Dreamforce foi o Einstein Copilot Studio. Trata-se de uma plataforma na qual os profissionais do Salesforce terão o controle e o poder para implementar IA generativa, auxiliando na melhoria da produtividade dos usuários.
Tudo isso será possível ao ter controle total sobre os processos nos quais a IA generativa será aplicada e a extensão de sua utilização. O Copilot Studio compreende três componentes essenciais: o Criador de Prompt, o Criador de Habilidades e o Criador de Modelos.
Licenças gratuitas de Data Cloud e Tableau
Muitas pessoas têm me dito que o principal obstáculo para adotar essas novas funcionalidades é a falta de recursos financeiros para adquirir o Data Cloud e o Tableau em sua instância Salesforce. Pois agora, isso não é mais desculpa!! 😆 A Salesforce anunciou licenças gratuitas do Data Cloud e do Tableau para todos os clientes das edições Enterprise e Unlimited do Service e Sales Cloud. Neste pacote gratuito, você encontrará duas licenças gratuitas do Tableau e licenças do Data Cloud para até 10.000 perfis.
Lançamento de uma nova nuvem industrial: Nuvem de Ciências Biológicas
A Salesforce anunciou que uma nova nuvem será adicionada em breve, projetada para o setor de ciências biológicas. A nuvem terá uma arquitetura específica que permitirá que essas organizações trabalhem de forma mais rápida e eficiente com o Salesforce.
Princípios de IA confiável, ética e humana
Com certeza deve ter passado na sua cabeça: Esses novos produtos de IA da Salesforce serão seguros? Será que os dados realmente não estarão expostos? Como garantir que eles não estão usando meus dados da maneira incorreta? A Salesforce sempre enfatiza seus valores fundamentais, sendo a Confiança o mais importante para garantir IA segura e protegida para as empresas. No Dreamforce, a Salesforce falou sobre os princípios de IA confiável, ética e humana que serão seguidos em todas as suas inovações. Esses princípios foram projetados para manter a confiança entre o Salesforce e os clientes.
Camada de confiança do Einstein
Devido à necessidade de a tecnologia GenAI ser baseada em segurança, ética e supervisão humana, ao trazer quaisquer inovações GenAI para o mercado, a Salesforce foi criteriosa em seu design.
O desafio tem sido manter os resultados do GenAI contextuais aos dados da sua organização, sem enviar esses dados para fora do seu limite confiável – seja na sua organização Salesforce ou por meio de gateways seguros com outros provedores de grandes modelos de linguagem (LLM) que sua organização deseja aproveitar.
Prompts de engenharia de dados para profissionais de marketing
A sessão de Marketing no Dreamforce começou com o contexto da engenharia de prompts – a arte de escrever prompts para obter a resposta ideal. É uma habilidade que mal existia há 6 a 12 meses, mas que todos precisamos adquirir para usar a IA de maneira eficaz.
A conclusão é que “IA é tão boa quanto os seus dados”, neste contexto, tão boa quanto o que você divulga ao Einstein ao escrever as instruções.
É claro que você não deseja compartilhar as informações pessoais do cliente com o modelo de linguagem grande (LLM) por motivos de conformidade, mas pode compartilhar dados de segmento com segurança. É aqui que entra a Camada de confiança do Einstein, cuidando do processamento em segundo plano, como mascaramento de dados, retenção zero e muito mais.
O prompt de engenharia de dados, combinado com uma base da dados consolidada no Data Cloud, consegue alavancar suas segmentações a níveis nunca antes vistos. Uma vez que para você criar segmentos complexos, agora é apenas preciso escrever os critérios de segmentação corretamente no prompt de comando.
Recomendação de campanhas e briefings de campanhas automatizados
As recomendações de campanha são bastante autoexplicativas, e o Einstein é capaz de criar uma sugestão de campanha que você pode optar por começar a executar no Marketing Cloud.
Os briefings da campanha são baseados em dados – em outras palavras, eles são criados usando IA e a riqueza de informações históricas da campanha que você possui. Eles são interativos, o que significa que você pode trabalhar com o Einstein para reiterar o plano, por exemplo, para incluir um segmento novo/ampliado.
Coleção de conteúdos
Aqui eu confesso que fiquei um pouco assustado! 😂 As coleções de conteúdo no Content Builder agrupam ativos para uma campanha específica, reunindo variantes de um ativo que você criou – e, claro, a capacidade de criar mais imagens geradas por IA e copiar variações para diferentes personas. Isso abre caminho para mais personalização e experimentação.
Os ativos nas coleções de conteúdo podem ser renderizados em diferentes dimensões e formatos para uso em diferentes canais.
Fluxo de eventos do cliente em tempo real
Esta será uma conexão bidirecional entre as jornadas do Marketing Cloud/Marketing Cloud Personalization e Salesforce. Os insights são fornecidos nos componentes de layout da página. Por exemplo, se um cliente potencial levanta um caso ao comprar um produto, os componentes com uma página de registro de caso podem orientar os agentes para apoiá-lo com base em suas afinidades e comportamento de interação.
Afinidades: filtre por tipo de evento de interação para traçar um quadro de suas preferências de produto dentro de um determinado período de tempo.
Fluxo de eventos: filtre por tipos de eventos de interação, dentro de um determinado período.
Conclusão
"Se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come." Muitos profissionais ainda enxergam várias ferramentas de IA, como o ChatGPT, dessa maneira. No entanto, essa visão é completamente equivocada. Precisamos entender que a IA já faz parte de nossa vida profissional, e devemos nos adaptar cada vez mais à sua presença em nosso dia-a-dia de trabalho. No entanto, é muito difícil que ela assuma completamente nosso lugar profissional, principalmente a longo prazo.
Os resultados do GenAI, incluindo os do Einstein GPT, não são 100% precisos. Esses resultados devem ser usados mais como bases que precisam ser validadas por um ser humano. A Salesforce reconhece isso ao manter o "humano informado" em cada etapa do fluxo de trabalho de um usuário. Em outras palavras, o usuário humano pode escolher se aceita ou rejeita a saída antes que ela seja ativada, como, por exemplo, um e-mail gerado que será enviado ao destinatário.
Você poderia considerar esse conceito como uma forma de proteção, mais uma vez, melhorando a adoção da GenAI e mantendo os funcionários tranquilos e responsáveis. Eles também são partes interessadas na transformação, porque, apesar de tudo, estaremos sempre buscando engajar, conectar e converter clientes humanos!




Comentários