Teste A/B no Marketing Cloud
- Bruna Damião

- 27 de mar. de 2024
- 4 min de leitura

Oi, Trailblazer! Hoje vamos falar de uma ferramenta que pode te ajudar bastante a melhorar a performance dos seus emails: o Teste A/B!
Vamos te mostrar o que é Teste A/B, como configurar no Marketing Cloud e algumas possibilidades para que você consiga aplicar nas suas campanhas de marketing e melhorar o desempenho dos seus emails. Bora lá? 😎
O que é Teste A/B?
O teste A/B compara o desempenho de duas versões de conteúdo e ver qual das duas versões gera mais interesse do seu público alvo. No fim desse teste, você conseguirá aplicar os resultados nas suas campanhas de email, e dessa forma gerar mais engajamento nas suas campanhas de e-mail marketing.
Hoje iremos te apresentar a ferramenta de Teste A/B no Email Studio, é super simples e fácil de configurar, bora?
Quais elementos de email eu consigo testar?
Você conseguirá testar todos os seguintes elementos de um email:
Linha de assunto: Crie duas linhas de assunto diferentes e rastreie qual funciona melhor. Cada linha de assunto tem um limite de 256 caracteres. Um exemplo muito comum de teste de linha de assunto é incluir emojis em uma versão e na outra não incluir emojis. Um outro exemplo é colocar porcentagem de desconto em uma versão e a outra sem porcentagem.
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Email: Selecione dois emails diferentes e rastreie qual envio de email tem melhor desempenho. Nesse caso, você estará testando o email por completo, não costumo utilizar essa versão porque é muito genérico, sempre opto por testar elementos separadamente.
Área de Conteúdo: Selecione um email com pelo menos duas áreas de conteúdo diferentes e rastreie qual área de conteúdo funciona melhor. Um bom exemplo é testar imagens diferentes e ver qual das duas performa melhor, ou até mesmo a posição de uma imagem em um email, qual das duas posições de imagem gera mais cliques.
Remetente: Crie dois nomes de remetente diferentes e rastreie qual envio de email tem melhor desempenho. Você pode selecionar um nome de remetente existente na sua conta ou inserir manualmente um nome para ser usado. Por exemplo, um dos emails o remetente é "Bruna da Salesforce" e do outro iremos incluir somente "Salesforce".
Hora de envio: Selecione duas datas e horas diferentes para o envio e rastreie qual data/hora tem melhor desempenho.
Pré-cabeçalhos: Crie dois pré-cabeçalhos diferentes e rastreie qual pré-cabeçalho tem melhor desempenho. Também não tenho muito costume de testar pré-cabeçalhos, prefiro testar linha de assunto. Mas dependendo da estratégia de marketing da sua empresa, pode ser interessante!
Como eu configuro o Teste A/B?
Na aba inicial do Marketing Cloud, clique em Email l Email Studio.
Na barra principal do Email Studio, clique em "Teste A/B".
Na página principal, você encontrará todos os testes que estão em andamento e os testes que estão finalizados. Você consegue checar o resultados deles clicando individualmente em cada um desses testes. Para criar um teste novo, clique no botão "Criar Teste A/B".
Insira o nome e a descrição (se necessário) do seu teste. Selecione um tipo de teste e preencha os campos necessários. Nós te apresentamos acima todos os testes que são possíveis fazer, mas vamos exemplificar com um teste de linha de assunto. Clique no botão "Proximo" quando terminar de selecionar o tipo de teste que deseja fazer.

5. Escolha a lista que você irá usar para envio, também é possível incluir lista de supressão. Você pode usar tanto listas quanto extensão de dados para esse envio. Depois que você selecionar sua extensão de dados/lista, você conseguirá definir a porcentagem de pessoas que irá receber cada email. Outra coisa super legal é que você consegue separar uma porcentagem de pessoas para receber o email "vencedor" (em azul na barra). Clique em próximo quando finalizar a configuração

6. Selecione se você quer testar taxa de clique ou de abertura. Como nós estamos exemplificando com um teste de linha de assunto, vamos selecionar "Taxa abertura exclusiva mais alta". Nessa aba você também consegue escolher quanto tempo vai durar o seu teste (dias ou horas). Nesse exemplo, colocaremos 7 dias. Clique no botão "Próximo" quando terminar a configuração.

7. Na aba "Envio de Gerenciamento" você conseguirá definir algumas coisas para o seu teste:
Programar o seu envio ou se você deseja iniciar o teste imediatamente.
Selecione o remetente do seu email.
Selecione se é um envio comercial ou transacional.
Adicione o seu email para notificações, você será avisado quando o teste for enviado em caso de agendamento, quando ocorrer um erro e quando o "vencedor" for declarado.
Clique no botão "Concluído para finalizar a configuração do seu Teste A/B.
O que eu faço com esses resultados?
Use esses resultados para melhorar o design dos seus emails de acordo com a preferência dos seus clientes.
Crie linhas de assunto mais atrativas para os seus clientes.
Teste diferentes horários de envio e descubra o melhor horário para envio de emails de acordo com a sua base de clientes.
É de extrema importância que você teste diferentes cenários e também o mesmo cenário algumas vezes, não defina sua estratégia baseado em poucos testes.
Gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando, temos bastante conteúdos legais para postar por aqui!




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