Guia para a prova de Marketing Associate
- Juan Juan
- 16 de fev. de 2024
- 7 min de leitura
Olá Trailblazer!
Se você está começando a trabalhar com o Marketing Cloud e quer dar o primeiro passo para se tornar um profissional certificado em Salesforce, este artigo foi feito especialmente para você! 😉
Como você deve saber, as certificações são importantíssimas para quem está iniciando a sua carreira profissional em Salesforce, mas também são muito visadas para quem já tem experiência na área, pois não deixa de ser uma excelente forma de demonstrar seu conhecimento para o mercado! 😏
Antes desta certificação ser lançada, muitos profissionais de Marketing ficavam em dúvida a respeito de qual certificação tirar primeiro: E-mail Specialist ou Administrator. Ambas certificações são muito importantes, porém dependia muito do perfil profissional de cada pessoa. Se você tem um perfil mais técnico, era recomendado começar com a E-mail Specialist, por ser uma prova com conceitos mais técnicos e hands-on. Já se você tinha um papel mais funcional ou de consultor, a prova de Administrator era mais recomendada, pois aborda conhecimentos mais funcionais e sobre a arquitetura do sistema.
No final, é sempre recomendado ter todas as certificações, mas sabemos que muitas vezes não é possível tirar todas de uma vez e muito menos ter 200 dólares disponíveis sempre para se certificar. 😅
A prova de Marketing Associate veio para acabar com essa discussão, pois seu conteúdo aborda conceitos que todos os profissionais que trabalham com o Marketing Cloud devem ter em mente desde o primeiro contato com a ferramenta.
Neste post, iremos explorar um pouco sobre essa prova e, obviamente, te ajudaremos com todos os recursos possíveis para você conseguir tirar sua primeira certificação de Marketing Cloud de olhos fechados! 🫣🤭
Sobre a prova
Lançada no dia 25 de janeiro de 2024, a certificação Salesforce Marketing Associate é fundamental projetada para profissionais interessados em iniciar sua carreira em marketing dentro do ecossistema Salesforce. Os candidatos que aplicam para essa prova devem estar familiarizados com a plataforma Salesforce e podem ter até seis meses de experiência prática com o Salesforce Marketing Cloud Engagement.
Questões: 40 questões multipla escolha.
Tempo para fazer a prova: 70 minutos (iremos te ensinar a adicionar 30 minutos extras na sua prova no final desse post!)
Porcentagem para passar: 65%
Valor: 75 USD
Valor para Retake: Grátis 🥳
Possibilidade de marcar online ou presencial.
Pré-requisitos: nenhum
Lingua: Inglês (infelizmente não é possível fazer a prova em outra língua).
Um candidato para essa prova deve ter conhecimento, habilidades e experiência nas seguintes áreas:
Conceitos gerais de marketing, como métricas, público-alvo, opt-in/opt-out e noções básicas de conformidade e privacidade.
Conhecimento fundamental dos componentes e funcionalidades do SFMC
Sabe navegar pelo SFMC e está familiarizado com seus recursos.
Compreende como usar ferramentas de marketing digital para se envolver com clientes, gerar leads e apoiar objetivos comerciais.
Tem conhecimento e sabe usar ferramentas e recursos de e-mail do SFMC.
Entende jornadas e o módulo Journey Builder.
Está familiarizado com as capacidades de relatórios e análises do SFMC para rastrear métricas-chave de e-mail, como taxas de abertura, taxas de cliques e taxas de conversão.
Conhecimentos que não são esperados para essa certificação:
Configuração ou administração de ferramentas e recursos de e-mail do SFMC.
Conhecimento de canais de mensagens fora do e-mail, como SMS ou Push.
Conhecimento do Marketing Cloud Account Engagement (anteriormente Pardot).
Conhecimento HTML, CSS, SQL ou AMPscript.
O que eu preciso saber para fazer a prova?
As provas da Salesforce são sempre divididas em temas, e cada tema tem uma porcentagem. O ideal é que você domine todos os temas, mas se tiver que focar em um tema específico, escolha os temas de maior porcentagem, isso significa que você encontrará mais questões sobre esse temas. 😊
Conceitos de Marketing: 28%
Esse tópico deve ser essencial para qualquer profissional de Marketing que trabalhe com o SFMC ou com qualquer outra ferramenta de e-mail marketing e CRM, a prova aborda conceitos muito importantes como:
Leis de privacidade e entregabilidade
GDPR e CCPA para consumidores
CAN-SPAN para design de e-mails e conceitos obrigatórios para envios de comunicações comerciais
Diferença entre as principais leis listadas acima
Processos de opt-ins de maneira efetiva
Como coletar, armazenar e atualizar o consentimento de diferentes maneiras
Envios Comerciais x Transacionais
Quando você pode ou não pode usar classificações comerciais de envio
Nesse ponto, preparamos um artigo muito especial e você pode ler mais sobre nesse link
Fundamentos do Marketing Cloud Engagement: 22%
Caso você já trabalhe com Marketing Cloud por no mínimo 6 meses, pode ter certeza que conseguirá gabaritar as questões desse tema! A prova possui questões sobre produtos e boas práticas que devem ser aprendidas desde os primeiros dias trabalhando na ferramenta, como:
Estruturas de conta regional x negócios
Como criar unidades de negócios, quando usar e quando não usar estruturas compartilhadas, controle de acesso, etc
Produtos essenciais do SFMC
Informações básicas do E-mail Studio e Contact Builder
Processos básicos de desenvolvimento de comunicações de e-mail
SubscriberKey, ContactKey e ContactIDs
Saber a diferença e boas práticas dos 3 é uma dádiva que te ajudará em toda sua vida de profissional Marketing Cloud!
Algumas questões acabam abordando cenários de utilização, como por ex: qual campo escolher para ser o identificador único quando sua conta SFMC esta conectada com o Salesforce CRM
Recursos para suporte, treinamento e assistência
Saber a diferença entre o Trust, Salesforce Help and Support e Trailhead
Entender a finalidade do AppExchange
Utilização e configuração de formulários em Cloud Pages
Saber a diferença entre Web Collect, Smart Capture e Cloud Pages
Envio de E-mails e Jornadas: 22%
Esse ponto é onde você mais vai acabar gastando tempo estudando se for um marketeiro de primeira viagem, mas não desista! Esse é um conhecimento mais que essencial e que vai rodear sua vida no Marketing Cloud pra sempre.
Envios de e-mail
Existem diferentes maneiras de enviar e-mails no SFMC, você deverá sabe-las e diferenciá-las
Ativações de jornada e critérios de entrada
Conhecer e saber diferenciar as origens de dados da jornada
Conceitos de envio de e-mails
Além de saber diferenciar as classificações de envio, saber diferenciar um perfil do remetente de um perfil de entrega
Templates de e-mail e blocos de conteúdo
Saber as principais características de um template de e-mail e os principais blocos de conteúdo
Testes A/B x Conteúdos dinâmicos em bloco
Funcionalidades de jornadas
Saber diferenciar nós de atividades de jornadas
Ter conhecimento de como editar / versionar e duplicar jornadas
Validação de renderização de conteúdos
Entender a diferença entre uma visualização de teste de uma visualização de registro (Subscriber x Test Preview)
Saber o número máximo de registros que podemos utilizar dentro de uma extensão de dados de teste
Gestão de Dados: 18%
Para muitos, a parte mais complexa da prova. Caso você vá bem nessa sessão, pode se sentir 100% preparado para a prova de Marketing Cloud Administrator!
Conceitos, mecanismos e requerimentos para a importação de arquivos
Como importar dados externos para uma extensão de dados
Métodos de importação via E-mail Studio, Contact Builder e Automation Studio
Saber a importância do SFTP para o Marketing Cloud
Criação e configuração de Extensão de Dados
Saber a importância da definição de Envio e Teste de uma DE
Entender os tipos diferentes de atributos
Entender a importância dos identificadores únicos
Relatórios e Análises: 10%
Para mim, a parte mais "tranquila" da prova, se você trabalha com envio de e-mail constantemente, já deve ter quebrado muito a cabeça com esses pontos! 😂
Entender os diferentes tipos de visualização de resultados de uma mesma campanha em diferentes produtos do SFMC.
Saber a diferença dos reports do Email Studio, Intelligence Reports e reports de jornadas
Saber interpretar resultados não desejados e consequências negativas de entregabilidade
Entender a diferença de Hard, Soft e Technical Bounce
O que fazer quando a taxa de entregabilidade cai
Por onde eu posso começar os meus estudos?
Trailmix: Essa traimix da Salesforce é recomendada por eles como material de estudo dessa prova, então não esquece de dar uma conferida!
Após completar a Trailmix, procure por questões na internet, seja em cursos na Udemy ou em sites como o Salesforce Ben. Mas lembre-se que é muito mais importante ter o conteúdo fresco na sua mente do que decorar as respostas de questões da prova. Nunca confie 100% no que esta escrito ou dito como verdade em sites que não são oficiais da Salesforce.
Dicas para a prova
Leia as questões 2, 3x possíveis se for o caso. Lembre-se que podemos ter 30 minutos a mais na prova por conta da não proficiência linguística.
Marque todas as questões que você tiver dúvida para revisá-las no final.
Use o processo de eliminação de respostas absurdas e sempre vá na questão mais correta, dificilmente você verá pegadinhas nas provas de Associate.
Aproveite que a prova possui 4 questões a mais para você melhorar ainda mais sua nota final.
Não se preocupe em falhar, lembre-se que o retake dessa prova é gratuito!
Como marcar a minha prova?
Acesse o Webacessor.
Crie a sua conta no Webacessor.
Clique em “Register for an Exam”.
Clique em “Marketing Cloud Exams” e selecione “Salesforce Marketing Associate (ET)”. Importante que você selecione a prova que tem o “(ET)” no final, essa é a opção para adicionar 30 minutos para não falantes de inglês.
Escolha se você quer marcar a prova “Online” ou “Onsite”. Neste caso, iremos guiar você para marcar a prova online, já que a maioria das pessoas optam por fazer a prova online. Clique no botão “Register”.
Selecione o time zone, dia e horário da sua prova (atenção para não marcar a prova de madrugada. Acreditem, é muito comum acontecer esse erro hahaha). Selecione o checkbox e clique no botão “Select”.
Caso você tenha um voucher, adicione o voucher no campo “Coupon/Voucher Code” e clique no botão “Submit”.
Clique no botão de “Checkout” e efetue o pagamento. O pagamento pode ser feito no cartão de crédito.
Vouchers
Sim, é possível conseguir vouchers para que você não pague pela a sua prova ou pague menos por ela! Depende muito da época do ano que você está fazendo a sua prova, durante os Certifications Days da Salesforce eles costumam dar vouchers de 40%, e é um desconto bem legal. É bastante raro de conseguir vouchers de 100%, mas é possível também.
Para que você busque por vouchers, basta jogar no Google "Salesforce Exam Vouchers", você vai encontrar vários sites com diferentes vouchers, vai testando e procurando um voucher que funcione.
Gostou do nosso conteúdo de prova? Iremos postar mais guias de prova em outros posts! 🚀
Comments