Introdução ao Marketing Cloud Account Engagement (Pardot)
- Bruna Damiao
- 22 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

Olá Trailblazer!
Já ouviu falar sobre o Marketing Cloud Account Engagement, mais conhecido formalmente como Pardot?
Assim como Marketing Cloud, o Pardot é uma ferramenta de automação de marketing, porém o objetivo dela é completamente diferente. Vamos te apresentar as principais utilidades do Pardot e as principais diferenças entre Pardot e Marketing Cloud neste post! 🚀
O que é Marketing Cloud Account Engagement (Pardot)?
O Pardot é uma ferramenta de automação de marketing voltada para B2B. Imagine que você tenha uma consultoria de recrutamento e deseja utilizar uma ferramenta de automação de marketing para geração de leads, o Pardot é a ferramenta ideal!
Eu costumo dizer com frequência que o Pardot é o melhor amigo do time de vendas, pois ele ajuda o time de vendas a acompanhar as interações com o website da sua empresa, interações com landing pages e formulários e interação com emails. Sabe o melhor de tudo? Você consegue automatizar o processo de selecionar os melhores leads para o time de vendas entrar em contato!
Diferença entre Marketing Cloud e Pardot
Pardot (Account Engagement) | Marketing Cloud | |
Descrição | “Fortalece seu sucesso de marketing e vendas, melhorando o alinhamento entre equipes, impulsionando e nutrindo novos leads” | “Aumente os relacionamentos e a receita com experiências personalizadas, do anúncio à conta, do e-mail ao comércio eletrônico, das redes sociais ao serviço e muito mais” |
Principal Diferença | Usado para “compras ponderadas”, onde existem longos ciclos de vendas e vários tomadores de decisão. É por isso que o Pardot é frequentemente referido como uma ferramenta de marketing B2B. | Mais adequado para compras transacionais em vários canais de marketing. É por isso que o Marketing Cloud é frequentemente chamado de ferramenta de marketing B2C. |
Canais de Marketing | Email e mídias sociais | Email, social media, SMS, Whatsapp, mídia paga |
Casos de Uso | Geração de leads, pontuação de leads, atribuição de leads, campanhas de incentivo por e-mail, marketing de conteúdo, marketing de webinar. | Mensagens em tempo real, marketing entre canais, marketing móvel, publicidade gráfica, comércio eletrônico. |
Industrias | Serviços profissionais. | Varejo, saúde e beleza, viagens e lazer, organizações sem fins lucrativos, etc. |
Conhecimentos e habilidades técnicas necessárias | O Pardot é uma ferramenta muito simples, com conhecimentos básicos você consegue executar muitas coisas na ferramenta. | Possui uma gama de ferramentas, alguns dos quais requerem especialização. O gerenciamento de dados no Marketing Cloud é mais complexo do que no Pardot. |
Licenciamento/produtos complementares | O Pardot é abrangente, no entanto, alguns recursos avançados (analytics, recursos habilitados para IA) provavelmente serão complementos. | O Marketing Cloud é vendido em módulos. Verifique quais canais de marketing, recursos e relatórios serão incluídos em sua conta antes de comprar. |
Integração com a plataforma Salesforce | Alinhado com Sales Cloud. Isso significa que o Pardot ‘conversa’ com muitos dos objetos padrão do Salesforce (leads, contatos, oportunidades). O Pardot deu um passo além para agora usar as mesmas campanhas que você usa no aplicativo Pardot. Outros objetos de marketing agora são construídos na plataforma central (por exemplo, e-mails, landing pages). Parte do seu banco de dados do Pardot ainda existe fora da plataforma. | O Salesforce Marketing Cloud não é construído na plataforma principal do Salesforce; em vez disso, os conectores são usados para sincronizar dados bidirecionalmente entre os dois. |
Preço | $ | $$$ |
Referencia: Salesforce Ben - Pardot vs Marketing Cloud
O que eu consigo fazer no Pardot?
Email Marketing: E-mails únicos para listas de clientes potenciais, jornadas automatizadas de e-mail e envios em "massa".
Formulários: Capture dados de novos clientes potenciais ou enriqueça os registros de clientes potenciais existentes. Você consegue criar campos novos de acordo com o seu modelo de negócio e quais informações você gostaria de registrar para cada cliente.
Histórico de Engajamento: Compile um registro de todas as atividades que os leads realizam no seu site, emails, landing pages e formulários do Pardot.
Segmentação: Segmente os seus leads de acordo com a estratégia de envio e geração de leads.
Pontuação: Pontue os clientes potenciais com base em seu comportamento de engajamento.
Classificação: avalie os clientes potenciais com base no alinhamento de seus dados com seu perfil de cliente ideal (dados demográficos).
Qualificação de leads: a pontuação e a nota do Pardot combinadas identificam os clientes em potencial nos quais sua equipe de vendas deve se concentrar.
Marketing de mídia social: poste no LinkedIn, Twitter e Facebook – depois rastreie o envolvimento da postagem. Se um cliente potencial for conhecido e rastreado em seu banco de dados do Pardot, a atividade aparecerá em seu histórico de engajamento.
Marketing de busca: adicione palavras-chave para rastrear, visualize métricas de SEO de palavras-chave e acompanhe o desempenho de SEO do concorrente.
Análise de marketing: Relatório sobre o desempenho da campanha e pipeline influenciado pelo marketing (com influência da campanha).
Referência: Salesforce Ben - What Is Pardot Used For?
Em outros posts, nós iremos detalhar como configurar cada ferramenta no Pardot e como você consegue utilizar da melhor forma possível tudo o que essa ferramenta incrível consegue te oferecer! Fique ligado! 😎
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