Jornada de Aniversário no Marketing Cloud
- Bruna Damião
- 9 de mai. de 2024
- 4 min de leitura

Olá Trailblazer!
Hoje tenho uma novidade super legal para vocês! Iniciarei uma série de posts com campanhas de CRM que são muito relevantes para qualquer negócio e que podem gerar engajamento, aumentar fidelidade dos seus clientes e aumentar a sua taxa de conversão. Irei te explicar a importância dessas jornadas e como você pode configurar e colocar em prática. Fique ligado, essa série estará imperdível!
Hoje iremos falar de uma campanha que é super importante para o seu negócio e que fará o seu cliente se sentir super especial: a campanha de aniversário! 🥳 🎁
Qual a importância de uma campanha de aniversário?
Todos nós adoramos nos sentir especiais, especialmente em nosso aniversário. E para as empresas, essa é uma oportunidade incrível de se conectar com seus clientes. Uma campanha de email de aniversário bem executada pode impulsionar o engajamento, a fidelidade dos clientes à marca e até mesmo as vendas.
As campanhas de email de aniversário são uma maneira eficaz de aumentar o engajamento do cliente. Ao oferecer um desconto exclusivo, um presente personalizado (existem marcas que fazem kits especiais de aniversário para que o cliente retire na loja) ou até mesmo apenas uma mensagem de felicitações, você incentiva os clientes a interagirem com sua marca. Isso pode resultar em taxas mais altas de abertura de emails, cliques e, consequentemente, em um aumento nas conversões.
Configuração da campanha de aniversário
Conteúdo do Email
Defina qual será o conteúdo do seu email (ou emails) e crie os emails que serão incluídos na sua campanha, aqui vai algumas ideias/sugestões de conteúdo para te inspirar na sua campanha de aniversário.
Email de Feliz Aniversário Personalizado: Esse aqui você não necessariamente precisa incluir um benefício, mas a intenção é personalizar esse email da melhor forma possível, como por exemplo incluir o nome do cliente no assunto do email e no corpo do email.
Email com cupom de desconto: Quem não gosta de um cupomzinho? Essa pode ser uma excelente estratégia para você agradar o seu cliente com o desconto e ao mesmo tempo aumentar a taxa de conversão.
Frete grátis na próxima compra: Se você trabalha com um varejo online e existe a possibilidade de oferecer um cupom de frete grátis na próxima compra, pode ser uma outra excelente estratégia para aumentar as taxas de conversão.
Presente especial para o aniversariante: Existem algumas marcas que possuem loja física, possibilitando o cliente de ir retirar um presente de aniversário na loja. Monte um kit de aniversário para que seus atendentes possam entregar para os aniversariantes e peça para que o cliente mostre o email no momento de retirada do kit.
Conteúdo especial para o aniversariante: Essa ideia vai para marcas que geram conteúdo de alguma forma, como por exemplo plataformas educacionais como a Udemy. Dê opções de curso/e-book/vídeo aula gratuito para que seu cliente possa escolher qual interessa mais.
Segmentação
Iremos considerar que você tem os dados dos clientes incluindo a data de aniversário já disponíveis para uso no Marketing Cloud. A ideia dessa segmentação é que ela atualize 1 vez no início do dia e reuna todos os clientes aniversariantes no dia. Nós temos duas principais formas de segmentar: 1. SQL Query: Essa é a forma que eu pessoalmente prefiro utilizar quando comparado aos filtros de dados do Marketing Cloud. Não precisa ter medo da query, pega o nosso post que escrevemos sobre SQL básico e monte comigo a nossa amada query.
SELECT
PrimeiroNome,
Email,
DatadeAniversario
FROM
Aniversariantes
WHERE
DatadeAniversario = CONVERT(date, GETDATE())
Aqui é um exemplo básico de query, pode ser que você precise de mais informações para personalizar o seu email, bom dar uma conferida! 🙃
2. Filtro de Dados: Caso você não deseje usar query, também temos a opção de filtro de dados, siga o seguinte passo a passo:
Clique em Email l Email Studio.
Clique em Assinantes l Filtro de Dados
Clique no botão "Criar" localizado no campo superior direito
Clique em "Extensão de Dados".
Selecione a extensão de dados que você deseja filtrar os clientes que fazem aniversário, acredito que sua base principal de clientes vai ter todas as informações que você precisa.
Arraste o campo de "Data de Aniversário".
Configure o campo para trazer os aniversariantes de "hoje".

8. Clique em "Salvar" e nomeie o seu filtro.
Como eu automatizo o segmento?
Agora que você já tem a sua query ou o seu filtro de dados, nós precisamos automatizar para que essa segmentação seja atualizada diariamente e envie os emails para os aniversariantes. A configuração da query para os filtros de dados é bastante parecida, vamos lá?
Clique em Journey Builder l Automation Studio.
Clique no botão "Nova Automação localizado no canto superior direito.
Selecione o método de entrada de "Agendamento (Schedule)" e clique no botão para configurar.
Selecione a data de inicio da sua automação, a data de fim e quando ela deve ser executada. Para essa jornada, não teremos uma data de fim e ela precisa ser configurada para ser executava uma vez ao dia.

5. Clique e arraste a atividade de "SQL Query" ou "Filtro de Dados" e configure as atividades. Selecione sempre o método de "overwrite" para esse tipo de jornada, para que você só tenha as informações dos aniversariantes do dia.
6. Com a sua configuração pronta, clique no botão "Active".
Monte a sua jornada
Para finalizar, monte a sua jornada com os emails que deseja incluir na campanha de aniversário. Siga o passo a passo para finalizar a configuração da jornada:
Clique em Journey Builder l Journey Builder.
Clique em "Criar nova jornada".
Selecione "Jornada de várias etapas".
Selecione "Extensão de dados" como origem de entrada.
Selecione a extensão de dados com o segmento que deseja incluir.
Clique em "Agendamento".
Selecione "Automação" como tipo de programação. A jornada irá ser populada de acordo com o agendamento da automação.

8. Selecione a automação que deseja incluir e salve as modificaçōes.
9. Selecione a jornada como "Nova entrada apenas depois de sair" e coloque uma atividade de espera de 11 meses, dessa forma você irá garantir que o assinante só entre na jornada uma vez por aniversário.
10. Sua jornada está pronta!
Gostou deste conteúdo? Fique de olho, produziremos mais conteúdos de diferentes jornadas que você conseguirá planejar e desenvolver no Marketing Cloud!
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