Parte 1: Conheça o Email Studio (Conteúdo para Marketing Cloud Email Specialist)
- Bruna Damiao
- 2 de jun. de 2023
- 8 min de leitura

A partir desse post, iniciaremos nossa trilha de aprendizado para a prova de Marketing Cloud Email Specialist. Toda semana, iremos postar vários conteúdos relevantes para te ajudar a conquistar a sua prova! 🏆
No nosso post que conta um pouco sobre o Marketing Cloud e suas ferramentas, tem um conteúdo bastante legal sobre todos os studios do Marketing Cloud, isso vai te ajudar bastante no seu estudo, sugiro que você volte lá pra dar uma olhadinha!
No Marketing Cloud, nós temos algumas formas de comunicação com clientes, como exemplo o SMS que é configurado no MobileConnect, notificação em push (notificações que aparecem na tela do celular para que a pessoa clique e vá até o aplicativo) que é configurado via Mobile Push e o email, que é configurado via Email Studio. Neste post, iremos falar um pouco mais sobre o Email Studio e suas funcionalidades.
No Email Studio, você consegue:
Criar emails sem conhecimento de HTML, isso mesmo! No Email Studio, você tem uma funcionalidade onde você usa os blocos de conteúdo com a funcionalidade de arrastar e soltar (drag and drop) e você não precisa codar! Iremos falar um pouco mais dos tipos de blocos de conteúdo ainda nesse post.
Testar os seus emails antes de enviar. Uma funcionalidade bastante importante, porque é relativamente comum o email não estar com o layout da forma que deveria estar em alguns provedores de email (Gmail, Outlook, Yahoo...). Essa funcionalidade também serve para que o email seja enviado para aprovação para outras pessoas do time.
Segmentar a sua base de clientes para enviar emails mais direcionados e personalizados para um público alvo específico.
Funcionalidade de teste A/B, onde você consegue testar duas versões de email e analisar qual versão performou melhor.
Configurar emails automatizados baseado em alguma ação feita pelo seu cliente. Por exemplo: solicitei ao site que me mandasse um link para redefinição de senha, e recebi um email imediatamente para redefinir a minha senha.
Analisar a performance dos seus emails através dos relatórios.
Para acessar o Email Studio, clique passe o mouse encima de "Email Studio" e clique em "Email".

Dentro do Email Studio, você terá acesso as seguintes funcionalidades: Visão geral, conteúdo, assinantes, interações, teste A/B, rastreamento e administração.

Vamos falar mais afundo sobre cada aba do Email Studio. Entre parênteses, vamos colocar a tradução para o inglês, já que a prova é em inglês e é importante que você conheça essas nomenclaturas:
Visão Geral (Overview)
Na aba de visão geral, você consegue ver os emails, listas (lists), grupos (groups) e extensōes de dados (data extensions) que você criou/editou recentemente e todos os emails que foram enviados por todos os usuários da conta.

Conteúdo (Content)
A partir dessa aba, você terá acesso ao Content Builder. No Content Builder, você consegue:
Criar um email novo.
Criar um modelo de email (Email Template).
Blocos de conteúdo (Content Blocks).
Upload de conteúdo como exemplo imagens, gifs, etc.
Separar seu conteúdo em pastas para sempre manter seus emails e conteúdos organizados (folder structure). Você pode acessar suas pastas na lateral esquerda da página.
Como criar um email no Email Studio
Dentro do Content Builder, clique no botão "Criar" localizado no lado direito superior da página e clique em "Mensagem de Email".

2. Na aba de propriedades, você precisará definir uma opção de criação desse email, e existem as seguintes opçōes: Modelo (Template), Modelo + AMP* (Template + AMP*), HTML, HTML + AMP*, Somente texto (Text only) e Email existente. Para esse exemplo, vamos escolher a opção "Modelo".

* AMP - Sigla para AMPscript, uma linguagem de programação nativa do Marketing Cloud. Iremos falar um pouco sobre ela nos próximos posts.
3. Você consegue selecionar alguns modelos (templates) que já estão prontos para uso (você consegue criar modelos para ter eles como base para montar emails), mas nesse exemplo, iremos usar um modelo vazio, para conseguirmos utilizar a ferramenta de arrasta e solta do Content Builder. Clique em "Selecionar".

4. Na aba de "Definir propriedades", nomeie o seu email, descrição (se aplicar), o local e a campanha.
5. Na aba de "Adicionar Conteúdo", irá aparecer todos os blocos de conteúdos (content blocks) disponíveis na sua org.
6. Selecione o bloco de conteúdo que você deseja inserir no email e arraste e solte o bloco até o centro do email.

Agora que você sabe montar um email com a ferramenta de arrasta e solta (drag and drop) do Content Builder, vamos conhecer os blocos de conteúdo importantes de você conhecer para a sua prova:
Botão: Utilize esse bloco caso você precise inserir botōes no email.
Código Snippet: Normalmente utilizado quando você precisa inserir um código de AMPscript no email. Um dos principais uso do AMPscript é a personalização, iremos abordar um pouco mais sobre ele futuramente em outros posts.
HTML: Utilize esse bloco caso você precise inserir códigos de HTML no email.
Bloco de Imagem: Utilize esse bloco caso você precise inserir imagens no email.
Texto: Utilize esse bloco caso você precise inserir blocos de texto no email.
Teste A/B: Escolha dois conteúdos para testar a performance de cada um deles (qual imagem teve mais cliques por exemplo).
Conteúdo dinâmico: Mostre um conteúdo personalizado para cada assinante de acordo com as informaçōes que você tem sobre eles. Por exemplo, eu tenho uma academia, e eu quero mostrar uma imagem de pessoas fazendo Crossfit para os assinantes que praticam Crossfit na minha academia 🏋️.
Existem blocos de conteúdo com conteúdos do Einstein, mas em outros posts iremos abordar um pouco mais as funcionalidades do Einstein!
Formulário de Email: Insira um formulário para que o assinante preencha dentro do email.
Social Follow: Insira botōes com link para suas redes sociais para que o assinante consiga te seguir em outras redes.
Compartilhamento Social: Insira botōes para que o assinante consiga compartilhar o email.
Blocos de Conteúdos Customizados: No Marketing Cloud, conseguimos criar blocos de conteúdo de acordo com a necessidade da sua empresa. Para criar blocos customizados, você precisa ter conhecimento técnico. Não precisa entender como eles são construídos para a prova de Email Specialist, basta saber que eles existem.
Como enviar um email no Content Builder
1. Antes de enviar o seu email, lembre-se de SEMPRE testar. Na aba de "Visualizar e testar", você consegue enviar um email para você mesmo ou outras pessoas do time para testarem o email e corrigirem caso necessário. Clique em "Enviar Teste" depois que você inserir os emails que precisam receber o teste.

2. Clique no botão "Enviar" localizado no canto superior esquerdo da sua tela.
3. Na aba "Definir Propriedades", defina o perfil do remetente (Sender Profile), perfil de entrega (Delivery Profile) e a classificação de envio (Send Classification). Iremos te explicar um pouco mais sobre eles ainda nesse post. Também nessa aba, você conseguirá ver uma prévia do email. Clique no botão "Avançar".
4. Selecione o público que irá receber esse email. Arraste e solte as extensōes de dados que serão os seus destinatários e as suas extensōes de dados que serão suas exclusōes (se aplicar). Iremos falar em outro post sobre os tipos de extensōes de dados que existem no Marketing Cloud. Clique no botão "Avançar".
5. Na aba "Configurar Entrega", escolha se você quer enviar imediatamente ou se deseja agendar o seu envio. Nessa aba, você também consegue configurar uma "Limitação de Envio", onde você define uma janela de entrega (enviar emails somente em horário comercial, de 9h as 18h) ou limite por hora (defina quantos emails serão enviados por hora, por exemplo, quero enviar 50 emails por hora. A plataforma irá enviar em grupos de 50 emails por hora). Clique no botão "Avançar".
6. Verifique se as informaçōes do seu email estão corretas, clique em "Estas informações estão corretas e esse email está pronto para envio.". Em seguida, clique no botão "Enviar/Agendamento"
Assinantes (Subscribers)
Nesta aba, você irá encontrar todas as informaçōes dos seus assinantes. Iremos abordar esse conteúdo em outros posts, pois é um conteúdo de extrema importância para a prova e merece posts só pra ele, fique ligado! 👀
Interaçōes (Interactions)
Interações do Email Studio contêm as comunicações e os processos de dados que desenvolvem e apoiam seu relacionamento com os clientes. Isso inclui atividades e mensagens. Para a prova de Email Specialist, você não precisa saber como configurar uma atividade ou mensagem, mas é importante que você saiba os diferentes tipos de mensagens que conseguimos configurar:
Emails de Inicialização de Usuário (User Initiated Send): Uma mensagem iniciada pelo usuário é aquela que você enviou a alguns clientes identificados, que pode ser pessoal, como um desejo de aniversário para enviar ao seu cliente existente ou um boletim informativo mensal por meio de uma interface de aplicativo.
Emails Acionados (Triggered Sends): um envio acionado responde à ação do assinante. Por exemplo, enviar um e-mail de confirmação ao cliente após a compra de um produto é definido como a mensagem acionada.
Teste A/B
O Teste A/B é um método de teste em que você envia duas versões da sua comunicação do Email Studio para dois públicos de teste da sua lista de assinantes. Rastreie qual versão recebe a maior taxa de abertura única ou a maior taxa de cliques e envie essa versão para todos os assinantes restantes.
Existem algum componentes que você consegue testar, no caso, você escolhe duas versōes diferentes para testar:
Linha de assunto (Subject line): Escolha uma linha de assunto com emoji e a outra sem emoji, por exemplo.
Email: Escolha um email com uma imagem rosa e um email com uma imagem verde)
Área de conteúdo (Content area): Escolha 2 blocos de conteúdo no mesmo email para comparar.
Remetentes (From name): Escolha dois remetentes diferentes para enviar e veja qual performa melhor, por exemplo, um email é enviado pelo Mickey e outro pela Minnie 🐭.
Hora de envio (Send Time): Escolha dois horários diferentes para envio, e dessa forma, definir o melhor horário de envios de email.
Pré-cabeçalhos (Pre-header): Escolha um pré-cabeçalho com emoji e a outra sem emoji, por exemplo.
Como criar um Teste A/B
1. Clique na aba "Teste A/B" no Email Studio.
2. Na aba "Gerenciamento de Teste", nomeie o seu teste, selecione o tipo de teste (todos listados acima). Clique no botão "Proximo".
3. Selecione os destinatários, listas de supressão e listas de exclusão. Iremos falar das diferenças de listas e extensōes de dados em outro post. Nesta página você também define a porcentagem de emails que será enviada para cada segmento e a porcentagem que será enviada para o email "ganhador" quando o teste acabar. Clique no botão "Próximo".

4. Na aba "Vencedor", você poderá determinar o vencedor por taxa aberta exclusiva mais alta (unique open rate) ou click-through rate/taxa de cliques (CTR) mais alta. Iremos falar melhor dessas taxas em outros posts. Defina também quanto tempo o teste vai durar, podem ser dias ou horas. Clique no botão "Proximo"

5. Na aba "Enviar Gerenciamento", defina se você deseja agendar o teste ou enviar imediatamente. Defina também as opções de remetente, perfil de entrega e a classificação de envio. Não esqueça de inserir o seu email para que você seja notificado caso tenha algum erro ou quando o teste tiver terminado. Clique no botão "Concluído" para enviar o seu teste A/B.

Rastreamento (Tracking)
O rastreamento são dados que permitem visualizar elementos relevantes, como aberturas de email, cliques, mensagens não entregáveis e outras métricas. Você também pode capturar o número de emails encaminhados e o número de novos assinantes gerados por cada encaminhamento. Você pode criar uma lista de assinantes usando dados de rastreamento para monitorar o desempenho dos assinantes e da lista. Nós teremos um post somente direcionado para rastreamento, já que também é um tema relevante para a sua prova.
Administração (Admin)
Na aba de administração do Email Studio, você consegue: configurar a sua conta, gerenciar seus dados, gerenciar seus envios e personalizar o Salesforce Marketing Cloud de acordo com a identidade visual da sua empresa. A parte administrativa no geral não é tão relevante para a sua prova de Email Specialist, já que existe uma prova focada nisso, a Marketing Cloud Administrator. Futuramente iremos gerar conteúdo focado nesta prova também! ❤️
Vamos listar pontos importantes da aba de administração que podem cair na sua prova, principalmente conteúdos que envolvem o envio do email em si.
Perfis de Remetente (Sender Profile): Um perfil do remetente dentro da Configuração do Marketing Cloud especifica as informações do remetente para o envio. O perfil do remetente contém o nome e o endereço que aparecerão na caixa de email do assinante. Por exemplo, esse email enviado pela Cacau Show. Você consegue criar vários e selecionar o que você quer no momento do envio.

Perfis de Entrega (Delivery Profile): Endereço de entrega para mensagens que são enviadas dos assinantes para a sua empresa.
Classificações de Envio (Sender Classification): Existem dois tipos de classificações de email: Comercial e Transacional. Emails comerciais são por exemplo, emails de promoções, onde o assinante deu permissão que você envie emails promocionais. Já os transacionais, não necessariamente o cliente te deu permissão para enviar emails comerciais. Um exemplo de email transacional é o email de confirmação de pagamento, pois todos os clientes precisam receber esse email para mais informações sobre a compra.
Validação de assunto/pré cabeçalho: Esse recurso exibe uma notificação ao usuário para destacar palavras no assunto e no pré-cabeçalho de emails antes do envio. A notificação avisa os usuários e evita envios ativos acidentais que contenham palavras relacionadas a teste no assunto e no pré-cabeçalho.
Caso queira mais recursos, você encontra nessa trilha do Trailhead.
Gostou do conteúdo? Então fique de olho, temos muito mais conteúdos para vocês relacionados a prova de Email Specialist! 🙃
Conteúdo sensacional, está me ajudando e inspirando muito para minha primeira certificação, parabéns pelo ótimo trabalho.