Parte 3: Melhores práticas de envio de email marketing (Conteúdo para prova de Email Specialist)
- Bruna Damiao
- 10 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de jun. de 2023

No último post, falamos um pouquinho sobre estratégias de email marketing que podem te ajudar a aumentar o engajamento dos seus clientes e desenvolver seus emails de forma eficiente.
Neste post, nós iremos falar de boas práticas para envio de emails e iremos pontuar tudo que você precisa saber para a sua prova!
Antes de você enviar qualquer email, é importante que você siga essas boas práticas. Imagine que você está enviando para um grupo de clientes, mas os emails estão todos indo para a caixa de spam, imagina o problema que será para resolver isso... 😖
Em resumo: Siga essas boas práticas e evite problemas futuros com entregabilidade!
Práticas Recomendadas
Forneça métodos para que o seu cliente se inscreva para receber campanhas de email marketing: é fundamental que você envie emails somente para os clientes que aceitaram receber comunicaçōes suas. Sempre insira um campo nos seus formulários de inscrição onde o cliente clique para aceitar receber comunicaçōes da sua empresa.
Personalização do endereço de remetente (sender profile) do email: o cliente precisa saber que é a sua empresa que está enviando emails, correto? Por isso é tão importante que seu endereço de remetente seja personalizado com o nome da sua empresa.
Otimização e personalização da linha de assunto (subject line) do email: Quando você coloca o nome do cliente na linha de assunto por exemplo, com certeza terá uma taxa de abertura maior do que se não tivesse, esse cliente vai se sentir próximo da sua marca, e claro, vai se sentir especial. Então, use strings de personalização (personalization strings) para personalizar suas linhas de assunto.
Cuidado com frases que podem ser consideradas como spam!: Muito cuidado ao escolher o conteúdo do seu email, os provedores de email (Gmail, Outlook, Yahoo...) estão sempre de olho no que você anda mandando para os seus clientes. Portanto, evite frases "spamáveis", como exemplo "CLIQUE AQUI", "CLIQUE E GANHE",...
Mantenha suas listas de envio limpas e atualizadas: Sempre foque nos consumidores mais engajados, do que adianta você enviar para 100 mil pessoas se somente 30 mil abrem constantemente? Remova sempre os emails que estão com o status de "bounce" (iremos explicar isso em outros posts) e os clientes que não engajam com a sua marca a bastante tempo.
Limpe endereços antigos ou inativos: Retire da sua lista de envio os clientes que não interagem com a sua empresa a muito tempo, junto dos clientes que você não envia a um bom tempo. O envio de email para esses clientes custa dinheiro, reduz o seu ROI e aumenta a probabilidade de reclamações.
Não encha seus clientes de emails: Não encha a caixa de email dos seus clientes, opte por mandar menos emails gerais e mande emails segmentados de acordo com as preferências do seu cliente.
Lide com taxas de bounce maiores que 20%: Remova os endereços que resultaram em bounce antes do próximo envio. O Marketing Cloud vai suspender automaticamente os emails não entregues após o terceiro bounce, uma taxa de bounce superior a 20% pode prejudicar sua capacidade de entrega e sua reputação junto ao ISP.
Gerencie o conteúdo e a frequência dos seus emails: Envie emails em uma frequência razoável, melhor ainda se você tiver a preferência de frequência de envios dos seus clientes.
CAN-SPAM
CAN-SPAM é o nome popular para a lei dos EUA que regulamenta os emails comerciais, algo similar com a LGPD aqui no Brasil. Como a prova é da Salesforce que é uma empresa americana, levaremos em consideração a CAN-SPAM para a sua prova.
Devido ao crescimento conscientização sobre a legislação CAN-SPAM e à menor tolerância dos consumidores com emails não solicitados em suas caixas de entrada, o envio de emails não solicitados coloca sua marca e sua empresa em risco. Emails não solicitados repetidos podem levar a reclamações, e essa é a principal causa de bloqueio de emails em ISPs. Taxas de bounce elevadas, taxas de reclamações elevadas ou taxas de abertura baixas são indicadores de que os destinatários podem considerar seu email como indesejado, e, assim, é mais provável que as pastas de spam de ISP considerarem seu email como spam.
Aqui vai algumas regras da CAN-SPAM que são importantes para a sua prova.
Todos os emails comerciais devem incluir uma forma do seu cliente se desinscrever (opt-out) de receber comunicaçōes da sua empresa.
Incluir o endereço de correspondência física da sua empresa no corpo do email.
Não usar um nome de remetente falso ou enganoso
Não usar uma linha de assunto que mascare a finalidade do email
Não colete endereços de email da Internet ou compre bases de envios
Esse assunto pode até ser um pouco chato, mas é bastante importante para a sua prova e também para previnir possíveis problemas de entregabilidade de emails 🚀
Comentários