top of page

Send Log para Marketing Cloud

Atualizado: 28 de ago. de 2023

Olá Trailblazer!


Neste artigo, falaremos sobre uma das ferramentas mais importantes de relatório e análise de envios de campanhas no Marketing Cloud: o Send Log.


Se você já trabalha com Marketing Cloud há alguns anos, provavelmente já se deparou com a limitação de 6 meses dos relatórios padrões da ferramenta (como as data views). Infelizmente, essa limitação acaba impactando a análise de campanhas antigas e recorrentes na ferramenta. Contudo, o Marketing Cloud possui muitas opções de armazenamento de resultados de envios que conseguem suprir essas necessidades de análise de envios antigos; o mais famoso é o Send Log, que abordaremos no artigo de hoje!


Send Log, ou "Registro de Envio", é uma funcionalidade que rastreia detalhadamente e automaticamente os envios de e-mail feitos a partir da plataforma em determinada unidade de negócios. Ele registra informações cruciais sobre cada entrega de e-mail, desde os detalhes do remetente e destinatário até as datas e horários de envio das comunicações.


É muito importante entender que, por padrão, podemos ter apenas uma extensão de dados do tipo Send Log por unidade de negócios. Isso ocorre pois, uma vez implementada, a extensão de dados de Send Log armazena de maneira automática todas as informações cruciais de envios de e-mail e SMS feitos após a sua criação (ou seja, crie sua extensão de dados de Send Log o mais rápido possível no momento da implementação inicial da conta para não perder dados importantes!).


Os dados de registro de envio de e-mail podem ser capturados de vários tipos de envios, desde que a coluna na extensão de dados de registro de envio corresponda ao nome da coluna em:

  • A extensão de dados enviáveis.

  • Nome da variável AMPScript.

  • Strings de personalização e a string de personalização padrão do sistema no e-mail.

Para exemplificar os pontos acima, vamos dar um exemplo em que os profissionais de marketing estão enviando um e-mail de boas-vindas aos clientes recém-inscritos.


O administrador do SFMC deve adicionar os nomes das colunas de extensão de dados do log de envio como PrimeiroNome, Sobrenome, País e Telefone.


O administrador do SFMC também pode adicionar uma coluna para strings de personalização com um nome semelhante ao endereço de e-mail de resposta. Isso adicionará o endereço de e-mail do remetente na extensão de dados de envio.


A extensão de dados de Send Log tem atributos padrão que capturam os detalhes de envio de e-mail:

  • JobID: O identificador numérico associado a um envio de e-mail.

  • ListID: O identificador exclusivo criado pelo aplicativo.

  • BatchID: um número que identifica o lote associado a um evento de envio de e-mail acionado. Ele é usado para diferenciar entre vários envios para o mesmo Assinante usando um único Trabalho.

  • SubID: o SubscriberID associado ao destinatário do e-mail.

  • TriggeredSendID: o identificador numérico do envio acionado.

  • ErrorCode: Identifica qualquer erro encontrado em um envio.

Criando sua primeira extensão de dados do tipo Send Log

É muito importante pontuar que existem alguns pré-requisitos para criar extensões de dados do tipo Send Log no Marketing Cloud, como:

  • Ter o modelo de send log ativado pelo suporte do Salesforce.

  • Configurá-lo para uma unidade de negócios filha específica ou para uma unidade de negócios pai.

Depois que as etapas acima forem concluídas, siga o processo de criação do Send Log descrito abaixo:

1. Vá para Email Studio → Extensão de dados → Clique no botão Criar.

2. Selecione a extensão de dados padrão e clique em Ok.

3. Selecione o método de criação como Criar de Modelo.

4. Escolha a opção SendLog na lista.

5. Escolha o nome apropriado e a descrição para o Send Log e deixe a opção "Pode ser enviado?" desativada.

ree

6. Escolha a configuração correta de retenção de dados para a extensão Send Log. Falamos um pouco mais detalhadamente sobre retenção de dados nesse artigo! A melhor prática é armazenar os dados por não mais de 10 dias, pois os volumes de dados são enormes.

ree

7. Escolha os campos personalizados que precisam ser capturados de acordo com o requisito. Como você pode ver, os campos padrão já estão configurados. Para adicionar os campos personalizados, precisamos garantir que os nomes das colunas sejam os mesmos usados na extensão de dados enviáveis.

ree

8. Clique no botão Concluído para concluir o processo.


A extensão de dados de send log é, por padrão, criada na pasta de extensão de dados raiz. Ela também pode ser movida para outras pastas. Se a extensão de dados de send log estiver configurada na unidade de negócios pai, ela poderá ser armazenada na pasta de extensão de dados compartilhada para que possa ser acessada por outras unidades de negócios.


Após esse passo-a-passo, você pode me perguntar: mas Juan, você disse no começo do artigo que a extensão de dados de Send Log pode nos ajudar a armazenar informações antigas, qual o motivo de configurá-la com uma política de retenção de dados de 10 dias então?


Para isso, dependendo dos requisitos de negócios, acabamos criando também outras duas extensões de dados que nos ajudarão a ter mais controle do histórico dos dados: Send Log Histórica e para Exportação. 😉


A extensão de dados de Send Log Histórica nada mais é do que uma cópia da Send Log padrão (porém sem o modelo do tipo Send Log - essa pode ser uma extensão de dados padrão não enviável) que conterá todos os dados de envios históricos da Send Log principal. Você pode alimentá-la a partir de uma automação / consulta SQL (um básico Select * from SendLog) para incluir novos registros de envio diariamente / semanalmente. Dessa maneira, todos os dados de envios históricos estarão a salvo! 😌 A razão de aplicarmos a retenção de dados na Send Log principal é para evitar latência do sistema na hora de incluir novos registros de envio.


A extensão de dados de Send Log para Exportação serve principalmente para compartilhar informações dos envios realizados no Marketing Cloud com outras plataformas de visualização de dados e Analytics. A partir de uma recorrência pré-determinada, você pode exportar os dados do Send Log para o FTP do Marketing Cloud e transferi-los para outros sistemas de visualização (como PowerBI, Data Studio ou Tableau).



Conclusão

O Send Log no Marketing Cloud é um grande recurso para os profissionais de marketing, pois pode fornecer informações vitais sobre seus envios de e-mail e SMS. Essas informações, em combinação com outras exibições de dados, podem funcionar como mágica para visualizar melhores performances de campanhas.


Há quem diga que "dados são o novo petróleo"; no entanto, só conseguimos torná-los valiosos a partir de uma boa extração, armazenamento e gerenciamento!


Comentários


© 2023, BrazucaForce - Todos os direitos reservados

Políticas de Privacidade

bottom of page