SFMC: Criando uma jornada com a origem de entrada Evento de API
- Stéphanie Marchuk
- 31 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Olá, Trailblazer! No post de hoje irei falar sobre o Journey Builder, mais especificamente sobre a origem de entrada Evento de API. A origem de entrada Evento de API, possibilita a entrada de contatos na jornada via fontes de dados externos, por meio de uma chamada de API.
Em nosso artigo, “Introdução ao Journey Builder”, explicamos para que serve o recurso de jornada e todas as suas funcionalidades. Se ficou na dúvida sobre o que é o Journey Builder, dá um pulinho lá antes de ler esse artigo!
Agora, vamos entender o que é uma API:
Fazendo uma simples busca no google encontramos a seguinte explicação no blog TechTudo:
A sigla API deriva da expressão inglesa Application Programming Interface que, traduzida para o português, pode ser compreendida como uma interface de programação de aplicação. Ou seja, API é um conjunto de normas que possibilita a comunicação entre plataformas por meio de uma série de padrões e protocolos. Por meio de APIs, desenvolvedores podem criar novos softwares e aplicativos capazes de se comunicar com outras plataformas.
Situações em que jornadas com origem de entrada Evento de API são indicadas:
As jornadas com origem de entrada de API na Salesforce Marketing Cloud são recomendadas para criação de réguas de comunicação com base em fontes de dados externos em que o disparo necessita ser em tempo real. Alguns exemplos de jornadas que podemos utilizar essa origem de entrada são: Jornada de carrinho abandonado e notificações de transações, dentre outras.
Criando uma jornada com Evento de API:

Crie uma extensão de dados para receber os contatoas que entrarão na jornada; Você pode utilizar o modelo de triggered data extension, disponível na criação de extensão de dados com base em template;
Insira na extensão os campos necessários para que sua jornada rode. Não esqueça da chave do contato;
Crie uma jornada do zero;
Inclua o Evento de API na tela da jornada como a fonte de entrada;
Selecione a extensão de dados que criou no passo 1 para ser preenchida;
Clique em Filtrar contatos e crie um filtro, se necessário.
Copie a Chave de Definição de Evento e forneça-a ao desenvolvedor. Com a chave de definição de evento em mãos, o desenvolvedor cria a solicitação de API para disparar o evento de entrada.
Defina o fluxo da jornada: adicione as atividades desejadas e os pontos de decisão na tela da jornada. Isso pode incluir o envio de e-mails, mensagens SMS, atualização de dados, dentre outros. Em seguida, salve e ative a jornada.
Pronto! Toda vez que o evento de API for acionado, os contatos irão entrar na jornada, receber as comunicações desejadas e serão armazenados na extensão de dados criada.
Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Comenta aqui! 🤓
Fontes: Admitir contatos via API / Caso de uso de fonte de entrada de evento de API / O que é API e para que serve?


Comentários