top of page

SFMC: Recebendo alertas de erros em automações por um canal no Slack

Olá, Trailblazer! No post de hoje irei abordar um tema que vai ajudar, principalmente, quem trabalha com um grande volume de automações. Se você está cansada(o) de perder notificações de erros importantes porque se perderam em sua caixa de entrada, neste artigo você vai encontrar uma ótima solução.

Antes de tudo, é importante que você utilize o Slack em seu local de trabalho, pois será por meio dele que você receberá as notificações.

Criando um canal no Slack para receber notificações do Automation Studio:

  1. Na barra lateral, clique no cabeçalho de canais e, em seguida, em ‘Criar um canal’;

  2. Dê um nome ao canal e clique em ‘Próximo’;

  3. Escolha um tipo de canal (público ou privado), e depois clique em ‘Criar’;

  4. Adicione pessoas ao canal ou clique em ‘Ignorar por enquanto’.

Você também pode utilizar um canal existente.


Depois, você precisa criar um endereço de email para o canal, seguindo as etapas abaixo:

  1. Abra o canal para o qual você quer enviar e-mails;

  2. Clique no canal ou no nome do(s) membro(s) no cabeçalho da conversa;

  3. Clique na guia ‘Integrações’;

  4. Selecione ‘Enviar e-mails para este canal’;

  5. Clique em ‘Obter endereço de e-mail’;

  6. Caso tenha criado um endereço de e-mail para um canal, o Slackbot postará uma mensagem que será visível somente para você, com um aviso para informar os membros, se quiser, de que foi criado um endereço de e-mail. Clique em ‘Compartilhar endereço de e-mail’ para postar uma mensagem no canal com todas as informações que você quiser. Ou então, clique em ‘Descartar’.

Fonte: Slack Help Center.


Adicionando o email do canal do Slack às automações:

  1. Na Salesforce Marketing Cloud, acesse o Automation Studio;

  2. Abra uma automação.

  3. Navegue até a guia 'Atividade da automação’.

  4. Dentro do box de ‘Configurações de notificação’, em “Runtime Error or Skipped Run”, insira o endereço de email gerado no canal do slack;

  5. (Opcional) Adicione uma nota a ser incluída na notificação de email.

Caso não queira mais receber as notificações, basta apagar o email das configurações de notificação.

Fonte: Salesforce Help.


Pronto! Agora, você tem um canal no Slack para receber todas as notificações de erro das automações do Marketing Cloud.

Você também pode utilizar esse recurso para receber outros tipos de notificações como, por exemplo, relatório de usuários ativos, performance de envios, entre outros.

Além disso, é possível também receber alertas via Central de Comando Digital para Slack, que é uma alternativa mais ampla, porém um pouco mais complexa. Mas esse assunto fica para um próximo artigo.

Conhece mais alguma forma de acompanhar automações? Ficou interessada(o) em conhecer outras possibilidades de relatórios da Salesforce Marketing Cloud a serem recebidos via Slack? Comenta aqui!😉


Comments


© 2023, BrazucaForce - Todos os direitos reservados

Políticas de Privacidade

bottom of page