top of page

SQL Básico para Salesforce Marketing Cloud

Atualizado: 3 de jul. de 2024


ree


Olá Trailblazer! Hoje nós iremos falar sobre um assunto que amedronta muitos profissionais de marketing: As Queries! 👻 Confesso para você que eu sempre tive dificuldade com queries. Eu como profissional de marketing e sem background nenhum com tecnologia, sempre tive uma resistência gigantesca para entender e aprender sobre SQL. Mas com o tempo e a necessidade para exercer o meu trabalho, eu fui começando a ler e estudar mais e eu te garanto, não é o bicho de sete cabeças que você acha que é. Segura na minha mão e bora aprender um pouquinho!

Mas Bruna, porque que eu tenho que aprender SQL pra trabalhar com Marketing Cloud?


Com as queries, você consegue fazer atividades de filtragens avançadas para que você monte a sua base de envios. Sim, nós temos a atividade de filtragem do Marketing Cloud que você não precisa de conhecimento técnico, mas ela é extremamente limitada e muitas vezes não é muito utilizada no dia a dia exatamente por isso. É chato você ter que depender do time de dados para que eles montem uma query para você não é? Pode ser que para queries mais complexas, você precise de ajuda, mas é super possível você aprender conceitos básicos que irão ajudar bastante no seu dia a dia.


Bora pro exemplo?


"Bruna trabalha no time de Marketing Cloud de um e-commerce de sapato. Seu chefe teve um pedido do CEO da empresa para implementar um email de NPS para que os clientes avaliem como foi a experiência deles com o produto e com o site. Para essa jornada, nós precisamos de clientes que efetuaram uma compra nos últimos 5 dias, já que temos que aguardar o produto ser entregue para que o email seja enviado. Além disso, ele não gostaria de implementar esse email para toda a sua base de clientes, ele só quer pegar clientes que moram no estado de São Paulo."


Quer entender um pouquinho mais sobre segmentação? Confira esse post!


Fechado, agora que temos o segmento, vamos começar a montar a nossa query! 😎


Passo 1: Que clientes eu preciso incluir nesse segmento?


O primeiro passo é entender exatamente quais são os requisitos desse segmento. Nesse exemplo, chegamos a conclusão de que precisamos pegar clientes que moram no estado de São Paulo e que efetuaram uma compra nos últimos 5 dias.


Passo 2: Os dados que eu preciso existem no Marketing Cloud?


Importante que você procure saber se os dados necessários já se encontram na plataforma, pois a query só consegue puxar dados que estão dentro do Marketing Cloud. No caso desse exemplo, eu preciso de informações sobre pedidos e informações sobre clientes. Vamos supor que eu já tenha uma extensão de dados de pedidos e uma de clientes dentro do Marketing Cloud.


Passo 3: Quais campos que eu preciso?


É extremamente importante que você entenda quais são os campos necessários para que você faça o envio. Isso inclui também campos relacionados a personalização do email também, tá?


Nesse exemplo, eu precisarei do primeiro nome, email, número do pedido, CPF (chave do assinante), data da compra e estado.


Passo 4: Comece a montar a sua query!


Pode mandar bala e montar a sua query. Nós iremos colocar a query completa aqui embaixo e vamos desmembrando ela para que você consiga entender melhor como montamos ela! 🤓

SELECT DISTINCT

c.CPF,
c.PrimeiroNome,
c.Email,
c.Estado,
p.DataDaCompra,
p.NumeroDoPedido

FROM BasedeClientes AS c

INNER JOIN Pedidos AS p ON c.CPF = p.CPF

WHERE

p.DataDaCompra = DATEADD(DAY, -5, CAST(GETDATE() AS DATE))

AND o.Estado = 'SP'

Não se assusta não, bora explicar cada parte dessa query pra você!


SELECT e FROM


A primeira parte de uma query na grande maioria das vezes será o SELECT, que significa "selecione". Nós estamos pedindo para a nossa query selecionar os campos de uma extensão de dados. Já o FROM, significa "de/onde", nós estamos dizendo pra nossa query buscar esses dados em uma extensão de dados específica, nesse exemplo, na base de clientes. Vamos explicar um pouco mais o que significa o "p" e o "c" no início do nome dos campos quando estivermos falando de JOIN.


DISTINCT

Nem sempre usaremos o DISTINCT, mas nesse caso estamos usando com o principal objetivo de garantir que não teremos campos duplicados na nossa query. Nossa query só irá trazer valores únicos.

SELECT DISTINCT

c.CPF,
c.PrimeiroNome,
c.Email,
c.Estado,
p.DataDaCompra,
p.NumeroDoPedido

FROM BasedeClientes AS c

JOIN


No nosso exemplo, nós precisaremos juntar dados da tabela de clientes com a tabela de pedidos, já que os dados que eu precisarei para a segmentação estão em mais de uma extensão de dados. As letras na frente dos campos é para identificar os campos que pegaremos de cada tabela, a letra "p" representa a extensão de dados de pedidos e a letra "c" representa a extensão de dados de clientes.


FROM BasedeClientes AS c

INNER JOIN Pedidos AS p ON c.CPF = p.CPF

Existem alguns tipos de JOIN:

  • INNER JOIN: Retorna os campos que possuem valores correspondentes em ambas as tabelas.

  • LEFT JOIN: Retorna todos os campos da tabela esquerda e os campos correspondentes da tabela direita.

  • RIGHT JOIN: Retorna todos os campos da tabela direita e os campos correspondentes da tabela esquerda.

  • FULL JOIN: Retorna todos os campos quando houver uma correspondência na tabela esquerda ou direita.

Mas Bruna, onde eu "rodo" as minhas queries?

No Marketing Cloud, existem duas principais maneiras de você colocar a sua query para funcionar: Automation Studio e Query Studio.


Nós já falamos do Automation Studio em outro post, normalmente utilizamos ele para automatizar uma query, caso você deseje que ela continue rodando.


Já o Query Studio, eu normalmente utilizo para testar se a query que estou fazendo está com algum erro de sintaxe ou se vai trazer os valores que desejo e depois eu crio uma automação no Automation Studio. O Query Studio não é uma ferramenta nativa do Marketing Cloud, mas você consegue inserir ele na sua org através o App Exchange.


Não é tão difícil né?

O aprendizado do SQL é bastante desafiador, pra mim foi e continua sendo, mas cada dia mais eu vou aprendendo um pouquinho mais e melhorando meu conhecimento. Minha dica? PRATIQUE!


Teve que fazer uma segmentação? Ao invés de pedir pra alguém fazer, faça você mesmo. Vai demorar mais que o normal com certeza, mas com a prática você vai conseguir desenvolver suas habilidades e aprender. Comece com segmentações mais básicas e vai avançando para a mais complexas. Existem MUITOS cursos online e bem baratinhos (as vezes gratuitos) sobre SQL, sugiro que você também dê uma olhadinha. Iremos abordar mais sobre SQL em outros posts, fique ligado! 😎


Comentários


© 2023, BrazucaForce - Todos os direitos reservados

Políticas de Privacidade

bottom of page