Como se preparar para as novas regras de Entregabilidade do Gmail e Yahoo
- Juan Juan

- 5 de jan. de 2024
- 4 min de leitura
Olá Trailblazer! Feliz ano novo! ✨✨
Abrindo a temporada de 2024 dos posts do nosso blog, começaremos uma nova série de artigos voltados a dicas e preparações que você precisará ter em mente a respeito de mudanças que irão impactar diretamente o seu dia a dia de trabalho, especialmente para esse artigo, falaremos um pouco sobre as novas regras de entregabilidade que o Gmail e Yahoo estão implementando e serão impostas a partir de Fevereiro de 2024.
Antes mesmo de falarmos um pouco sobre essas mudanças, vale sempre a pena refletirmos: Existe alguma maneira de garantir que seus e-mails sempre cheguem à caixa de entrada? Com o Google e o Yahoo aplicando novas regras de entrega de e-mail, alcançar seus assinantes pode ficar ainda mais difícil. Mas não se preocupe!! Com as dicas que passaremos a seguir, suas campanhas de e-mail deverão ficar fora do spam.
Vale ressaltar também que temos ótimos artigos que complementam os assuntos abordados neste post (Melhores práticas de e-mail marketing e Melhores práticas de envio de email marketing), caso você não tenha lido estes artigos, super indicamos como leitura complementar! 😉
Novas políticas de entregabilidade do Gmail e Yahoo
Grandes mudanças estão chegando para assombrar a vida dos marketeiros em 2024! 😅
A partir de fevereiro de 2024, o Google e o Yahoo exigirão que os remetentes em massa cumpram uma série de novas regras.
Se você envia mais de 5.000 e-mails diários para endereços do Google e Yahoo, você deve:
Autenticar seus e-mails usando protocolos de segurança como DKIM, SPF e DMARC.
Implementar o cancelamento de assinatura com um clique (one-click unsubscribe) e respeitar os cancelamentos em dois dias.
Manter uma taxa de reclamação de spam abaixo de 0,3% (não mais do que três relatórios de spam para cada 1.000 mensagens).
Todas essas regras visam criar uma experiência mais segura e agradável para o usuário do Gmail / Yahoo. A autenticação de email torna uma organização menos vulnerável a ataques de falsificação e spam. O cancelamento de assinatura com um clique permite que os usuários optem por sair de uma lista de e-mail facilmente. Manter uma taxa mínima de reclamações de spam garante que o conteúdo que as pessoas recebem em suas caixas de entrada seja relevante para elas.
Google e Yahoo fizeram parceria nesse esforço para reduzir o risco de phishing, spam e malware. Os dois provedores de e-mail aplicarão as novas regras de entrega de e-mail em ambas as plataformas.
Outro ponto que acaba se tornando uma regra básica, mas deve sempre ser levada em consideração: Links e imagens quebrados prejudicam a experiência do usuário e podem começar a enviar suas campanhas para spam. Teste cada e-mail antes de enviar para garantir que ele seja renderizado corretamente em todos os clientes e dispositivos de e-mail.
Como garantir que a sua empresa esta cumprindo com as novas regras de entrega de e-mail do Google e do Yahoo
Como bom marketeiro, sua sprint / planner provavelmente já está cheio. Sabemos que escrever, projetar e testar suas campanhas já é bastante complicado, mas se você deseja que seus e-mails cheguem à caixa de entrada, não podemos ignorar os novos requisitos do Google e do Yahoo.
A boa notícia disso tudo é que cumprir as regras não é tão difícil. Explicaremos nos pontos abaixo como você pode revisá-las e ajustar seus padrões de e-mail hoje para obter os melhores resultados.
Autentique seus e-mails
Permita que as pessoas cancelem a assinatura facilmente
Cuidado com sua taxa de reclamação de spam
Evitar enviar e-mails para pessoas sem permissão e comprar bancos de dados de e-mail.
Incluir um link de cancelamento de assinatura visível em cada e-mail que você enviar.
Remover imediatamente os assinantes que marcam você como spam e nunca mais envie-lhes e-mails.
Contas inativas serão deletadas pelo Google em breve
Em dezembro de 2023, a gigante da tecnologia começou a excluir contas inativas há mais de dois anos. Embora esta medida se aplique apenas a contas pessoais do Google, ela afetará todos os aplicativos do Google Workspace, incluindo o Gmail.
Para organizações que se comunicam com um grande segmento de usuários do Gmail, a mudança do Google pode resultar em uma alta taxa de rejeição e, portanto, em um problema de capacidade de entrega de e-mail. Uma taxa de rejeição superior a 2% prejudica sua reputação junto aos provedores de caixa de correio e coloca todos os seus e-mails futuros em risco de irem para o spam.
Para evitar esses riscos, seja proativo e valide sua lista de e-mail antes que o Google comece a excluir contas inativas. Se você tiver muitos endereços do Gmail em seu banco de dados, verifique se eles ainda estão ativos e válidos. Execute todos eles por meio de um validador de e-mail e também filtre assinantes que não interagem com seus e-mails há mais de seis meses. Se já se passaram anos desde a última vez que alguém clicou em seus e-mails, remova-os de sua lista hoje. Você não quer arriscar que a capacidade de entrega do seu e-mail do Gmail seja comprometida!
Conclusão
Em meio às mudanças nas políticas de entregabilidade do Gmail e Yahoo em 2024, a autenticação de e-mails, implementação de cancelamento de assinatura fácil e a gestão cuidadosa da taxa de reclamação de spam são cruciais. A exclusão iminente de contas inativas pelo Google adiciona mais uma camada de complexidade, exigindo uma revisão proativa das listas de e-mails para garantir uma entrega eficaz.



Comentários