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Introdução ao Automation Studio



Olá Trailblazer! Hoje iremos falar de uma das ferramentas mais utilizadas no dia a dia de um profissional de Marketing Cloud: O Automation Studio!


Neste post, nós iremos te dar uma introdução geral ao Automation Studio, mas nos próximos posts, iremos aprofundar mais no assunto. Por exemplo, já postamos um conteúdo super interessante sobre como usar o Slack para receber alertas de erros de suas automações, vale super a pena conferir! 🤓


O Automation Studio é uma aplicativo do Marketing Cloud que é usado para executar atividades de gerenciamento de dados e marketing em várias etapas de forma imediata, acionada ou programada.


Quais são as fontes de partida (starting sources) de uma automação?

No Automation Studio, existem três formas de você configurar o ponto de entrada da sua automação. Neste post iremos introduzir cada uma, e futuramente vamos te ensinar como configurar cada uma dessas entradas.

  • Schedule (Agendado): Nessa opção, você define exatamente quando a sua automação começa a rodar. Você consegue colocar ela para rodar a cada hora, diariamente, semanalmente, em dias uteis, mensalmente, anualmente e só rodar somente uma vez.

  • File Drop ("Soltar arquivo"): Como o nome diz, você solta o arquivo na pasta de FTP do Marketing Cloud, e toda vez que esse arquivo for colocado na pasta do FTP, a automação irá rodar. Por exemplo, você tem uma base de dados fora do Marketing Cloud e você deseja enviar dados pro Marketing Cloud diariamente. Com essa função do Automation Studio, basta você soltar o arquivo na pasta e ele irá ser importado para a extensão de dados que você configurar na automação.

  • Trigger: Essa configuração é normalmente utilizada quando os dados são colocados em uma outra plataforma, como exemplo Amazon S3, Google Cloud Storage ou Microsoft Azure. Assim que os dados "cairem" nessa pasta externa, a automação irá rodar.

Quais são as atividades do Automation Studio?

Existem muitas atividades de automação que são super úteis para automatizar processo de dados e também de envio de comunicação via email, SMS e push. Vamos falar das atividades mais utilizadas. Bora conferir? 🤩

  • Send Email (Envio de Email): Como o nome já diz, essa atividade serve para envio de email. Sim, pelo Automation Studio é possível enviar emails!

  • SQL Query: Uma query é um pedido de uma informação ou de um dado. Normalmente, utilizamos essa atividade para segmentar a sua base para envios. Normalmente utilizamos para segmentações mais complexas.

  • Import File Activity (Atividade de importação de arquivo): Importe arquivos para a extensão de dados que você selecionar. Selecione o arquivo que você deseja importar e a extensão de dados que você deseja popular quando estiver configurando a atividade.

  • File Transfer Activity (Atividade de transferência de arquivo): Com a Atividade de transferência de arquivos, você pode transferir arquivos do local seguro de transferência de arquivos do Marketing Cloud, o Safehouse, para um local de FTP selecionado.

  • Script Activity (Atividade de Script): Use essa atividade para rodar códigos de SSJS (Server Side Java Script) e AMPscript na automação. Normalmente utilizamos essa atividade para atualizar as informações de uma CloudPage, por exemplo.

  • Filter Activity (Atividade de Filtragem): Não tem conhecimento nenhum em SQL? A atividade de filtragem vai te salvar! Você não consegue fazer segmentações avançadas com as atividades de filtragem, mas ela quebra bastante o galho nas segmentações mais básicas.

  • Data Extract Activity (Atividade de extração de dados): Extraia dados do Marketing Cloud para serem utilizados em outra aplicação. Por exemplo, extraia dados da pesquisa de satisfação da sua empresa para popular um dashboard fora do Marketing Cloud.

  • Verification (Atividade de verificação): Use a atividade de verificação para evitar resultados de automação indesejados. A atividade permite selecionar uma extensão de dados de destino em sua automação e avaliar a extensão de dados de destino para as condições definidas. Por exemplo, a atividade vai verificar se um campo em uma extensão de dados foi preenchido. Se for esse o caso, a automação irá parar.

  • Send Push Activity: Envie notificação de push através da automação.

  • Send SMS Activity: Envie SMS através da automação.

  • Wait Activity (Atividade de espera): Configure um tempo de espera para que o assinante siga para a próxima etapa da automação.

Vamos pro exemplo?

O Automation Studio pode ser um pouco complicado de entender, vamos te dar um exemplo simples, mas ao mesmo tempo super útil no seu dia a dia. Futuramente, iremos falar um pouco mais sobre como configurar todas as atividades de automação! 🚀


"O time de marketing deseja enviar um convite para um evento que irá acontecer no Rio de Janeiro para clientes que moram no Rio de Janeiro. Esse email será enviado somente uma vez".


Bora pra explicação?


1. Na página principal do Marketing Cloud, clique em "Journey Builder" e em seguida em "Automation Studio".

2. No canto superior direito, clique no botão "New Automation".

3. Você terá uma automação em branco para você começar a trabalhar, e assim como no Journey Builder, você clica e arrasta as atividades para dentro da automação.

4. Monte a sua automação de acordo com a sua necessidade, já colocamos ela completa na imagem abaixo e vamos te explicar exatamente o porque escolhemos essas atividades e como você coloca essa automação pra rodar.

Passo 1 - Configure a fonte de partida da automação (Starting Source): No caso desse exemplo, nós só precisaremos rodar essa automação somente uma vez. Então, precisamos selecionar para ela só rodar uma vez, o horário que eu gostaria que ela começasse a rodar e o time zone (Brasilia já que estamos enviando para pessoas no Brasil).


Passo 2 - Criar o método de filtragem da base de clientes: Nesse exemplo, nós colocamos a query para filtrar a base de clientes e só selecionar quem mora no Rio de Janeiro. Mas nesse exemplo, você também consegue usar a atividade de filtragem, já que são critérios de filtragem simples.


Passo 3 - Configurar o seu email: Depois de montar o email no Email Studio, você vai configurar a atividade de email dentro do Automation Studio.


Passo 4 - Salve a sua automação: Depois de configurar toda a sua automação, clique no botão "salvar" localizado no canto superior direito da tela.


Passo 5 - Ative a sua jornada: Clique no botão "Active".


Gostou do conteúdo? Fique ligado, nós iremos postar mais conteúdos sobre outros use cases do Automation Studio! 🤩


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