top of page

Parte 4: Estratégias de automação de marketing (Conteúdo para Marketing Cloud E-mail Specialist)

Atualizado: 15 de jun. de 2023


ree

Olá Trailblazer! Está gostando do nosso conteúdo para a prova de Email Specialist? Esperamos que sim, temos muito conteúdo sobre essa prova para compartilhar com vocês ainda! Caso você queira que a gente fale sobre algum assunto específico, não deixe de entrar em contato com a gente através do formulário de sugestões! 🚀


Hoje iremos falar um pouquinho sobre estratégias de automação de marketing. Nos dias de hoje, com o crescimento exponencial das redes sociais, internet e também dos e-commerces, está se tornando cada vez mais difícil você manter uma relação próxima do seu cliente, diferente de quando existia uma maior conexão entre empresa e consumidor nas lojas físicas por exemplo.


Por esse motivo, começam a surgir as seguintes perguntas:

  • Mas Bruna, minha base de clientes está enorme, meu negócio está crescendo muito e não estou dando conta. Como que eu mantenho um contato personalizado com o meu cliente?

  • Como eu automatizo os meus processos?

Definitivamente, o Marketing Cloud é a ferramenta perfeita para te ajudar a automatizar os seus processos e personalizar a jornada do seu cliente. Ai vão algumas dicas relevantes que irão te ajudar bastante a traçar novas estratégias para o seu negócio e que também irão te ajudar bastante com a sua prova! 🎉


Conheça o seu cliente!

Esse é o primeiro passo e um dos mais importantes quando você está desenvolvendo estratégias de automação de marketing. É de extrema importância que você possa o máximo de informação possível do seu cliente, por exemplo: Idade, gênero, cidade onde mora, preferências de conteúdo,... Você consegue captar essas informações através de formulários ou quando o cliente está criando uma nova conta no seu website por exemplo.


Não dispare o mesmo email para todo mundo! Pense em formas de segmentar os seus emails, use as informações que você tem do seu cliente ao seu favor. Por exemplo, se você é uma marca de cosméticos e você tem informações na sua base de dados sobre qual tipo de pele seus clientes tem (normal, com acnes, seca, sensível...). Porque você vai mandar um email com produtos para pele com acnes para clientes que possuem a pele seca? 🤷‍♀️


Use seus emails ao seu favor para conhecer seu cliente!

Caso você não tenha muitas informações do seus clientes ou sua base está desatualizada, uma boa estratégia é mandar um email com o formulário para que seus clientes atualizem as suas informações e preferência de conteúdo. Quando você começar a aumentar sua frequência de email, comece a captar mais informações dos seus clientes através da interação que cada cliente tem com a sua empresa (abrir um email, clicar em um link, clicar em uma imagem e etc). Comece a traçar novas segmentações para personalizar cada vez mais os seus emails e adaptar suas comunicações de acordo com essas interações


Comece a observar as interações e comece a se fazer as seguintes perguntas para aprimorar os seus emails:

  • Em que horário meus clientes costumam abrir meus emails?

  • Estou enviando no momento errado e preciso atualizar os horário de envio?

  • O meu CTA (botão) está gerando muitos cliques?

  • Será que preciso alterar a cor, mensagem ou o local do botão nos meus emails?

  • Meus emails estão sendo muito ou pouco abertos?

  • Quais linhas de assunto estão gerando mais aberturas de email e quais estão gerando menos?

  • Em quais tipos de imagens meus clientes estão clicando?


Automatize jornadas de compra!

Ao agendar automações, você pode criar emails antecipadamente e planejar quando eles devem ser enviados. Você também pode agendar atualizações de dados e conteúdo ou alterar os emails por conta própria antes de serem enviados. Tudo o que você conseguir automatizar, irá otimizar os seus processos e você poderá investir mais tempo em outras tarefas. E sabe o mais legal de tudo? Você pode usar SMS e push de aplicativo além da comunicação via email! 😎


Com essas informações, você consegue pensar em diferentes estratégias de automação de marketing, ai vão alguns exemplos para te inspirar e aplicar no seu dia a dia!

  • Imagine que você tem um grupo de clientes que não compram a bastante tempo no seu e-commerce, crie uma automação para quando o cliente atingir 6 meses sem comprar nada por exemplo, o Marketing Cloud irá disparar um email com um cupom de desconto para incentivar seu cliente a comprar.

  • Você é um e-commerce que vende celulares. Você tem a informação de que seu cliente comprou um Iphone. Porque você não manda um email após a compra sugerindo um Airpod e uma capinha nova? Você consegue fazer isso com automação de marketing! Quando os clientes atingirem o critério, um email será enviado imediatamente com as recomendações de produto que combinem com a última compra!

  • Um cliente acaba de se inscrever para receber conteúdos da sua empresa, o que acha de mandar um email de boas vindas para ele? Crie uma automação onde todos os novos assinantes vão receber um email de boas vindas. Use essa oportunidade para que o cliente preencha um formulário com as informações pessoais e de preferência de conteúdo.

  • E quando o cliente abandona um produto no carrinho? Por muito pouco ele não efetuou uma compra! Envie um email automático relembrando que o produto ainda está no carrinho aguardando para ser comprado!

  • Emails transacionais com envio de status de pedido também são super comuns e úteis. Assim que o pedido muda de status, o cliente vai recebendo um email informando a situação do pedido até que o produto seja entregado na casa do cliente.

Nos próximos posts, nós iremos abordar o Automation Studio e o Journey Builder para te explicar melhor como vocês conseguem colocar essas estratégias na prática!

Planeje suas campanhas com antecedência!

Dependendo da campanha que você deseja colocar em ação, ela pode levar um tempo para ser 100% implementada, por esse motivo, sempre planeje com antecedência todas as ações que você sabe que são muito importantes para o seu negócio ou campanhas que você sabe que terá que executar. Segue alguns exemplos:

  • A Black Friday é um período de muita importância para qualquer e-commerce, já que o volume de compras e promoções é mais alto que o normal. Todos os emails, jornadas e automações que você conseguir adiantar, faça, porque esse período é uma loucura! 🤯

  • O verão está chegando e sua loja de roupa está mudando de coleção, planeje essa campanha com antecedência para que não existam grandes imprevistos!

Crie modelos (Email Templates)!

No Marketing Cloud, você consegue desenvolver templates de emails com o header e o footer já definidos (falamos um pouquinho sobre isso quando abordamos o conteúdo de Email Studio). Dessa forma, o time de marketing consegue montar emails mais rapidamente, melhor do que montar um email do zero, não é? Personalize o modelo de acordo com a sua necessidade em cada campanha.


Gostou dessas dicas? Quer sugerir um tema? Entre em contato com a gente! 😀




Comments


© 2023, BrazucaForce - Todos os direitos reservados

Políticas de Privacidade

bottom of page