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SFMC: Como verificar a integridade e otimizar a performance de automações

Olá, Trailblazer! No post de hoje o foco será a saúde de automações! Como falamos em nosso artigo Notas de atualização e novos lançamentos do Marketing Cloud (Verão '23), a Salesforce lançou em 2023 um relatório e mais duas data views que trazem detalhes sobre automações. E aqui iremos nos aprofundar nessa solução.


O que são automações na Salesforce Marketing Cloud?


As automações na SFMC ficam localizadas no Automation Studio, que é uma ferramenta que oferece funcionalidades avançadas de automação para criar, gerenciar e executar workflows de marketing complexos, que incluem importações e exportações de dados, atividades de query e SSJS, disparos, dentre outros. Caso queira saber mais, confira nosso artigo: Introdução ao Automation Studio.


O que são Data Views na Salesforce Marketing Cloud?


Data Views são tabelas fornecidas pela SFMC que contém dados armazenados dos últimos 6 meses de diversos tipos, como envios, bounces, cliques, dentre outros. Para saber mais, consulte nosso artigo: Data Views no Marketing Cloud.


Sinais de que você precisa verificar a saúde das suas automações:


  1. Você possui um grande número de automações com alto volume de dados;

  2. Frequentemente encontra falhas de execução;

  3. Possui atividades que estão com tempo de execução perto do máximo (30 minutos).


E claro que além dos motivos acima, é importante sempre manter a governança das atividades executadas no Automation Studio! 🤓


Como encontrar o relatório de histórico de automações?


  1. Na sua conta Enterprise 2.0 de nível superior, vá para Página inicial de configuração;

  2. Na seção Métricas, em Automações, clique em Baixar histórico de automação .Um arquivo CSV é baixado para o seu computador.


Dentre os campos disponíveis no relatório estão: contagem de erros em 30 dias, número de vezes que a automação foi ignorada, a taxa de sucesso, dentre outros.


Importante: O relatório só está disponível para usuários nível Enterprise 2.0 e que possuem acesso de administrador.


Data Views "AutomationInstance" e "AutomationActivityInstance":


Além do relatório citado acima, a SFMC divulgou duas data views com foco em automações, são elas: AutomationInstance e AutomationActivityInstance.

A primeira oferece informações históricas sobre execuções de automação no geral e a segunda entra mais no detalhe com informações históricas sobre execuções de atividades que contém nas automações.


Importante: A principal limitação das Data Views mencionadas é que elas mostram dados com atraso de 24 horas.


Campos disponíveis:



Para conferir o significado de cada campo, acesse os seguintes links: Automation Instance e Automation Instance Activity.


Como melhorar a integridade de automações:


Agora que você está por dentro dos recursos para a governança de automações que a SFMC oferece, confira algumas maneiras, listadas pela Salesforce, de melhorar a integridade de automações:


  • Identifique automações com baixa taxa de sucesso. Investigue e resolva erros que ocorrem nessas automações usando as visualizações de dados "AutomationInstance" e "AutomationActivityInstance";

  • Identifique automações com uma alta contagem de saltos. Considere modificar o agendamento de automação para que a automação tenha tempo de ser concluída antes de tentar executar novamente;

  • Identifique atividades de query que estão chegando ao limite de tempo e divida-as em atividades para reduzir o tempo de carregamento;

  • Identifique automações com contagens de execução relativamente altas. Considere combinar essas automações para melhorar a eficiência.


Exemplos de query para verificação de integridade:


Quais automações falharam ontem?


SELECT automationcustomerkey
FROM   [_automationinstance]
WHERE  automationinstancestatus = 'Error'
       AND automationinstanceendtime_utc >= Dateadd(day, -2, Getutcdate())

Qual é a duração média de cada automação?


SELECT automationcustomerkey,
       Avg(Datediff(minute, automationinstancestarttime_utc,
           automationinstanceendtime_utc)) AS AvgDuration
FROM   [_automationinstance] automation
GROUP  BY automationcustomerkey

Quais atividades estão se aproximando do limite de 30 minutos?


SELECT activitycustomerkey,
       avgduration
FROM   (SELECT activitycustomerkey,
               Avg(Datediff(minute, activityinstancestarttime_utc,
                   activityinstanceendtime_utc)
               ) AS AvgDuration
        FROM   [_automationactivityinstance] activity
        WHERE  activity.activitytype = 300
        GROUP  BY activitycustomerkey) durations
WHERE  avgduration > 20

Qual é a duração média de cada atividade?


SELECT activitycustomerkey,
       Avg(Datediff(minute, activityinstancestarttime_utc,
           activityinstanceendtime_utc)
       ) AS AvgDuration
FROM   [_automationactivityinstance] activity
GROUP  BY activitycustomerkey

E aí, vai começar a analisar a performance das suas automações? Comenta aqui! 😉












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