SFMC: Como verificar a integridade e otimizar a performance de automações
- Stéphanie Marchuk
- 17 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Olá, Trailblazer! No post de hoje o foco será a saúde de automações! Como falamos em nosso artigo Notas de atualização e novos lançamentos do Marketing Cloud (Verão '23), a Salesforce lançou em 2023 um relatório e mais duas data views que trazem detalhes sobre automações. E aqui iremos nos aprofundar nessa solução.
O que são automações na Salesforce Marketing Cloud?
As automações na SFMC ficam localizadas no Automation Studio, que é uma ferramenta que oferece funcionalidades avançadas de automação para criar, gerenciar e executar workflows de marketing complexos, que incluem importações e exportações de dados, atividades de query e SSJS, disparos, dentre outros. Caso queira saber mais, confira nosso artigo: Introdução ao Automation Studio.
O que são Data Views na Salesforce Marketing Cloud?
Data Views são tabelas fornecidas pela SFMC que contém dados armazenados dos últimos 6 meses de diversos tipos, como envios, bounces, cliques, dentre outros. Para saber mais, consulte nosso artigo: Data Views no Marketing Cloud.
Sinais de que você precisa verificar a saúde das suas automações:
Você possui um grande número de automações com alto volume de dados;
Frequentemente encontra falhas de execução;
Possui atividades que estão com tempo de execução perto do máximo (30 minutos).
E claro que além dos motivos acima, é importante sempre manter a governança das atividades executadas no Automation Studio! 🤓
Como encontrar o relatório de histórico de automações?
Na sua conta Enterprise 2.0 de nível superior, vá para Página inicial de configuração;
Na seção Métricas, em Automações, clique em Baixar histórico de automação .Um arquivo CSV é baixado para o seu computador.
Dentre os campos disponíveis no relatório estão: contagem de erros em 30 dias, número de vezes que a automação foi ignorada, a taxa de sucesso, dentre outros.
Importante: O relatório só está disponível para usuários nível Enterprise 2.0 e que possuem acesso de administrador.
Data Views "AutomationInstance" e "AutomationActivityInstance":
Além do relatório citado acima, a SFMC divulgou duas data views com foco em automações, são elas: AutomationInstance e AutomationActivityInstance.
A primeira oferece informações históricas sobre execuções de automação no geral e a segunda entra mais no detalhe com informações históricas sobre execuções de atividades que contém nas automações.
Importante: A principal limitação das Data Views mencionadas é que elas mostram dados com atraso de 24 horas.
Campos disponíveis:
Fonte: https://dataviews.io/
Para conferir o significado de cada campo, acesse os seguintes links: Automation Instance e Automation Instance Activity.
Como melhorar a integridade de automações:
Agora que você está por dentro dos recursos para a governança de automações que a SFMC oferece, confira algumas maneiras, listadas pela Salesforce, de melhorar a integridade de automações:
Identifique automações com baixa taxa de sucesso. Investigue e resolva erros que ocorrem nessas automações usando as visualizações de dados "AutomationInstance" e "AutomationActivityInstance";
Identifique automações com uma alta contagem de saltos. Considere modificar o agendamento de automação para que a automação tenha tempo de ser concluída antes de tentar executar novamente;
Identifique atividades de query que estão chegando ao limite de tempo e divida-as em atividades para reduzir o tempo de carregamento;
Identifique automações com contagens de execução relativamente altas. Considere combinar essas automações para melhorar a eficiência.
Exemplos de query para verificação de integridade:
Quais automações falharam ontem?
SELECT automationcustomerkey
FROM [_automationinstance]
WHERE automationinstancestatus = 'Error'
AND automationinstanceendtime_utc >= Dateadd(day, -2, Getutcdate())
Qual é a duração média de cada automação?
SELECT automationcustomerkey,
Avg(Datediff(minute, automationinstancestarttime_utc,
automationinstanceendtime_utc)) AS AvgDuration
FROM [_automationinstance] automation
GROUP BY automationcustomerkey
Quais atividades estão se aproximando do limite de 30 minutos?
SELECT activitycustomerkey,
avgduration
FROM (SELECT activitycustomerkey,
Avg(Datediff(minute, activityinstancestarttime_utc,
activityinstanceendtime_utc)
) AS AvgDuration
FROM [_automationactivityinstance] activity
WHERE activity.activitytype = 300
GROUP BY activitycustomerkey) durations
WHERE avgduration > 20
Qual é a duração média de cada atividade?
SELECT activitycustomerkey,
Avg(Datediff(minute, activityinstancestarttime_utc,
activityinstanceendtime_utc)
) AS AvgDuration
FROM [_automationactivityinstance] activity
GROUP BY activitycustomerkey
E aí, vai começar a analisar a performance das suas automações? Comenta aqui! 😉
Fontes: Dataviews.io / SFMC System Data Views / SFMC Data View Automation Instance / SFMC Data View Automation Activity Instance / Automation History and Health.