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Perfil de remetente dinâmico no Marketing Cloud

Atualizado: 17 de mai. de 2024

Olá Trailblazer! Neste artigo iremos descobrir como desenvolver uma solução de personalização de envios de email extremamente rica e eficaz, o perfil de remetente dinâmico (ou Dynamic Sender Profile)!


Caso você não saiba o que é um Perfil do Remetente no Marketing Cloud, recomendamos dar uma lida nos artigos Conheça o Email Studio e Criação de conteúdo de e-mail


Perfis de remetente dinâmicos referem-se à personalização dos nomes e emails associados ao seu perfil de remetente, levando em consideração atributos pré-estabelecidos nas extensões de dados utilizadas para o envio de comunicações por email. Com essa solução, é possível enviar o mesmo email com perfis completamente diferentes para a mesma extensão de dados, sem a necessidade de realizar envios segmentados ou criar perfis de remetente específicos. Isso resulta em uma personalização rica que, por sua vez, aumenta o senso de pertencimento do cliente à marca.

Os perfis de remetente dinâmicos são amplamente utilizados em comunicações de SAC, conversões e modelos de negócio B2B2C. Abaixo, apresentamos alguns casos de uso nos quais essa solução é altamente aplicável:

  1. Atendimento ao Cliente (SAC): Ao personalizar os emails de resposta ao cliente com informações relevantes, como o nome do representante de atendimento e informações específicas do cliente, é possível criar uma experiência mais personalizada e satisfatória.

  2. Conversões: Durante campanhas de conversão, é crucial estabelecer uma conexão autêntica com os leads. Utilizando perfis de remetente dinâmicos, é possível adaptar a comunicação de acordo com as preferências e comportamentos do cliente, aumentando assim as taxas de conversão.

  3. Modelos de Negócio B2B2C: Em modelos de negócio nos quais empresas vendem para outras empresas, que por sua vez vendem para consumidores finais, a personalização é fundamental. Perfis de remetente dinâmicos podem ser empregados para criar uma comunicação personalizada em todas as etapas da cadeia, desde a empresa fornecedora até o cliente final, criando uma experiência de marca coesa e relevante.

Ao aplicar os perfis de remetente dinâmicos de maneira estratégica nestes cenários, é possível criar interações mais significativas com os clientes, fortalecendo assim o relacionamento e impulsionando os resultados de negócios.


Há muitas maneiras de personalizar o perfil do remetente no Marketing Cloud. Os principais cenários serão apresentados abaixo.

  • Extensão de dados enviável.

  • Variável Ampscript atribuída no Email.

  • Bloco de conteúdo externo

Em todos os casos, os campos "Nome do remetente" e "Endereço do remetente" devem ser especificados.


Extensão de dados enviável Nesse caso, precisamos apenas garantir que os campos Nome e Email que queremos incluir no perfil do remetente dinâmico estão na extensão de dados. Além disso, é necessário incluir o nome dos campos de Nome e Email como string de personalização no lugar de "Nome do remetente" e "Endereço do remetente".

%%NomeRemetente%%
%%EmailRemetente%%

Se você esta desenvolvendo um perfil de remetente dinâmico que possui personalização do email, recomendamos que você use um email alternativo verificado para garantir que mesmo sem os valores do email do remetente na sua extensão de dados, o envio do email não sera impactado.




Variável Ampscript atribuída no Email

Usando a função Lookup (caso você não conheça, leia o nosso último artigo), extraia os detalhes necessários da respectiva extensão de dados e atribua-os à uma variável AMPscript, ou atribua o "Nome do remetente" e "Endereço do remetente" à variável AMPscript.


Use essa variável no lugar de “Nome do remetente” e “Endereço do remetente” no perfil do remetente.


Função AMPscript: suponha que estamos atribuindo o nome do remetente e o email do remetente com base no campo de cidade presente na extensão de dados.


Lembre-se que esse bloco AMPscript deve ser incluído no começo do seu conteúdo de e-mail

%%[
Set @cidade = AttributeValue("Cidade")
If not empty(@cidade) then
Set @Nome = lookup("Base_Filiais", "Nome", "Cidade", @cidade)
Set @Email = lookup("Base_Filiais", "Email", "Cidade", @cidade)
Else
Set @Nome = "Lojas Testamento"
Set @Email = "reply@lojastestamento.com.br"
Endif
]%%

Use um email alternativo verificado para garantir que mesmo sem os valores do email do remetente na sua extensão de dados, o envio do email não sera impactado.




Bloco de conteúdo externo

Basicamente o mesmo processo que o mostrado acima, mas aqui criaremos dois blocos de conteúdo separados, um para "Nome do remetente" e outro para "Endereço do remetente".


Função AMPscript: suponha que estamos atribuindo o nome do remetente e o endereço do remetente com base no campo de tipo_chamado presente na extensão de dados enviável.


Conteúdo do bloco de Nome do Remetente:

%%[
Set @tipo_chamado = AttributeValue("tipo_chamado")
If not empty(@tipo_chamado) then
Set @Nome_Atendente = lookup("Base_Atendentes_Tipos_Chamados", "Nome", "Tipo_Chamado", @tipo_chamado)
Else
Set @Nome_Atendente = "Maria de Jesus @ Lojas Testamento"
Endif
]%%
%%=v(@Nome_Atendente)=%%

Imaginaremos que o ID desse bloco é 27689


Conteúdo do bloco de Email do Remetente:

%%[
Set @tipo_chamado = AttributeValue("tipo_chamado")
If not empty(@tipo_chamado) then
Set @Email_Atendente = lookup("Base_Atendentes_Tipos_Chamados", "Email", "Tipo_Chamado", @tipo_chamado)
Else
Set @Email_Atendente = "mariaj@lojastestamento.com.br"
Endif
]%%
%%=v(@Email_Atendente)=%%

Imaginaremos que o ID desse bloco é 27690


No Perfil do Remetente, colocaremos os seguintes valores:


Antes de usar qualquer endereço de e-mail, temos que verificar o domínio de e-mail ou o endereço de e-mail, caso contrário ele escolherá o endereço substituto.

Os exemplos acima mostram como personalizar o nome do remetente e o endereço do remetente. Você pode aplicar a mesma lógica para Nome de Resposta e Endereço de Resposta, assim como incluir essas personalizações nos Perfis de Remetentes das suas Respostas Automáticas utilizando o RMM, como expliquei nesse post!



Conclusão

Devemos sempre reconhecer a importância crucial de enviar comunicações personalizadas para estabelecer um vínculo efetivo com nossos clientes. Com base nas informações apresentadas neste artigo, podemos dar um grande passo para aprimorar as estratégias de personalização em nossas campanhas, especialmente no que diz respeito ao perfil do remetente. Ao implementar essas personalizações em campanhas de atendimento, vendas e conversões, podemos esperar um aumento gradual nas taxas básicas e um maior senso de pertencimento do nosso cliente.

No entanto, não devemos nos limitar ao que foi discutido neste artigo. É fundamental exercitar nossa criatividade e considerar diferentes tipos de dados e tabelas que podemos cruzar em nosso trabalho. Dessa forma, garantiremos conteúdos direcionados e eficazes sempre. Ao explorar variadas abordagens e técnicas, poderemos oferecer uma experiência mais personalizada e envolvente, fortalecendo assim nosso relacionamento com nossos clientes.

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